Auxílio Acidente | O Que É, Quem Tem Direito e Como Funciona

De forma bastante resumida, o Auxílio Acidente  é um benefício que é garantido a todos os cidadãos brasileiros que atuam com a carteira de trabalho assinada e que estão contribuindo no dia a dia para o INSS. Eles são ocasionados após quedas ou qualquer outro tipo de acidente que faz com que o colaborador fique impossibilitado de atuar e ter o mesmo desempenho que antes devido a quebra de algo, por exemplo.  

Geralmente, o Auxílio Acidente é fornecido para as pessoas que possuem algum tipo de sequela de cunho permanente e que não tem como ser sanada, o que não acontece com o auxílio doença do INSS que é destinado como atestado para os cidadãos que sofreram alguma doença e que não estão altos para trabalhar durante um determinado número de semanas ou meses  e que, devido a isso, enquanto não for atestado melhoras pela perícia, consegue-se receber o valor do INSS sem ir para a empresa. 

Já o Auxílio Acidente, é destinado para quem perdeu um dedo, teve uma perna quebrada ou qualquer outra parte do corpo e que se torne algo permanente mas que ainda garante que o cidadão consiga trabalhar normalmente sem que tenha que se aposentar. Esse tipo de benefício acaba sendo algo bastante comum entre as pessoas que trabalham com serrarias e, por exemplo, cortam a ponta do dedo. 

 Quem tem direito ao Auxílio-Acidente?

Algumas pessoas específicas acabam tendo direito ao valor do Auxílio Acidente que é uma garantia do INSS para quem está com o pagamento em dia, seja com carteira de trabalho assinada, contrato ou servidor público. 

Destaques sobre *** por e-mail

  • Todos os empregados urbanos ou rurais podem fazer a solicitação. 
  • Trabalhadores avulsos como MEI, microempreendedor individual, também podem ter direito ao valor do Auxílio Acidente todos os meses caso tenha sofrido com algum acidente.
auxilio-acidente
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis