sexta-feira,
24 de outubro de 2025

Auxílio-acidente é um direito do trabalhador com saúde mental comprometida?

Benefício previdenciário é de natureza indenizatória, não sendo um substituto de renda.

- Anúncio -

A saúde mental no trabalho pode ter como definição o estado mental e emocional no qual um colaborador se encontra. Ela também depende de como a pessoa reage a situações desafiadoras e se ela trata transtornos psicológicos, caso possua algum.

Logo, é possível afirmar que a saúde psicológica de um profissional varia de acordo com um conjunto fatores internos (distúrbios, inteligência emocional, etc.) e externos (ambiente de trabalho, qualidade da comunicação, etc.)

Auxílio-acidente

O artigo 86 da Lei 8.213/91 prevê o auxílio-acidente como um benefício previdenciário indenizatório e deve ser concedido um dia após a alta do afastamento do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Por meio desse benefício, o trabalhador é afastado de suas funções para cuidar de si e estar mais atento ao seu tratamento, principalmente quando sua saúde mental é comprometida por conta do trabalho, sendo afastado dos agentes estressores.

Assim como a lei descreve, o empregado, seja urbano, seja rural ou doméstico, recebe 50% do auxílio pago pelo INSS e o mesmo não deixa de receber o salário, já que se trata de um benefício de natureza indenizatória, isto é, não substitui a renda.

Além disso, é importante destacar que não se paga Imposto de Renda (IR). Quando o trabalhador se aposenta, ele tem o benefício cessado, mas este entra na base de cálculo para o valor da aposentadoria.

Com relação ao cálculo, se o trabalhador receber menos e for afastado por doença mental relacionado ao trabalho, a empresa tem, em tese, obrigação de complementar o benefício no valor do salário. Entretanto, situações como essa, só por meio de ação judicial, assim como também, as despesas com tratamento.

É importante ainda destacar que o afastamento previdenciário classifica-se por dois tipos:

  • Espécie 31: benefício por incapacidade temporária previdenciários;
  • Espécie 91: benefício por incapacidade temporária acidentária.

É bom ficar alerta, pois muitos empregadores recebem o afastamento de espécie 31, mas quando na verdade era para ser o de espécie 91.

Benefícios de cuidar da saúde mental no trabalho

Dessa forma, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas, é possível melhorar os indicadores de recursos humanos:

  • Reduzir a taxa de turnover e absenteísmo;
  • Aumentar a produtividade;
  • Aprimorar o clima organizacional;
  • Retenção de talentos na empresa;
  • Aumento da criatividade e do engajamento;
  • E muito mais.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias