Auxílio-Inclusão e Vale-Sacolão apoiam beneficiários do BPC
Essa medida demonstra um esforço por parte do governo em assegurar que famílias em vulnerabilidade tenham acesso a melhores condiçõesO auxílio-inclusão do INSS foi implementado em 2021 e visa apoiar as pessoas com deficiência, que são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas que buscam uma inserção no mercado de trabalho.
O incentivo financeiro corresponde a metade do valor do BPC, ficando em torno de R$ 706. Além disso, ele oferece uma segurança para que as pessoas aceitem ofertas de emprego, mas sem perder o apoio financeiro do qual são assistidos.
Com o benefício, caso a experiência de trabalho não se consolide, as pessoas podem reativar o seu BPC de forma integral. Com isso, a busca é por um avanço na inclusão social e acessibilidade no mercado de trabalho para essas pessoas.
Confira quem está elegível ao Auxílio-Inclusão do INSS
- Todas as pessoas com deficiência de grau moderado a grave
- Todos os beneficiários do BPC que tenham emprego com remuneração de até dois salários mínimos
- Todas as pessoas que tiveram o BPC suspenso por terem ingressado no mercado de trabalho no prazo de cinco anos anteriores
- Todas as famílias com renda per capita não superior a um quarto do salário mínimo
- Todas as pessoas com CPF e Cadastro Único regularizados
Confira o que é o Vale-Sacolão e seus impactos na segurança alimentar
O vale-sacolão foi proposto no Projeto de Lei 1084/2022, visando combater a insegurança alimentar em famílias brasileiras de baixa renda que são beneficiárias do BPC.
Esse projeto estipula o valor de R$ 250 mensais para que as pessoas possam comprar alimentos saudáveis para a garantia da nutrição adequada para aqueles em vulnerabilidade econômica e social.
Essa medida demonstra um esforço por parte do governo em assegurar que famílias em vulnerabilidade tenham acesso a alimentos nutritivos e assim promover uma sociedade mais equitativa e saudável.
Para ser elegível e receber esse benefício, a pessoa precisa se enquadrar nos critérios. Além dos que já são usuais para o recebimento do BPC, o benefício também tem validade para famílias inscritas no Cadastro Único e que tenham renda de até um salário mínimo.
Vale ressaltar que essa medida é essencial para melhorar a qualidade de vida da população.
Os programas de assistência, como o auxílio-inclusão e o vale-sacolão, tem sido recursos importantes que garantem uma melhoria nas condições de vida de diversos brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade econômica.
O apoio permite que eles sejam inseridos de diversas maneiras, sendo nesses casos no mercado de trabalho e no acesso a uma alimentação de qualidade.