Bancos e INSS não funcionam no feriado da Páscoa. Veja como fica!
Apenas a sexta-feira santa é considerada feriado nacionalFeriado prolongado de Páscoa para os bancos e agências do INSS. Infelizmente, o segurado ou cliente bancário terá que utilizar os meios remotos para realizar alguma operação nestas instituições.
Veja como ficará o expediente em ambos os locais
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas no dia 7 de abril, Sexta-Feira Santa. Na quinta-feira, dia 6, o atendimento será normal.
Canais remotos
Pelo telefone 135, também não haverá atendimento humano durante a sexta-feira, apenas atendimento eletrônico. No sábado o atendimento será normal, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Por meio do atendimento eletrônico, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter informações de pagamento.
As ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Quem usar o celular vai pagar apenas o valor de uma ligação local.
O Meu INSS também estará disponível e funcionará sem interrupção, inclusive no final de semana e no feriado.
Pelo Meu INSS, o cidadão tem acesso a mais de 100 serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e esclarece dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.
Funcionamento das agências bancárias
Com relação aos bancos, estes também não vão abrir na sexta-feira santa de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Abrem normalmente na quinta-feira. Todavia, o expediente retorna na segunda-feira, dia 10, em horário normal.
Assim, a Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos para fazer transferências e pagar contas nos dias em que houver expediente. As operações instantâneas, como o Pix, além dos pagamentos nos cartões de débito e crédito, funcionam normalmente.
Apenas a sexta-feira santa é um feriado previsto por lei federal, portanto nesse dia os serviços públicos podem fechar ou funcionar com horários reduzidos. A “quinta-feira santa” é uma véspera de feriado aqui no Brasil e, assim, é um dia normal de trabalho e de funcionamento do comércio, de modo geral.