Bolsa Família e mais: veja lista de benefícios antecipados em junho

Governo federal decidiu antecipar os pagamentos do Bolsa Família e de outros programas sociais em junho. Veja quem tem direito

O governo federal decidiu antecipar os pagamentos de boa parte dos seus benefícios sociais e previdenciários neste mês de junho. Programas como o Bolsa Família, que atende mais de 20 milhões de pessoas, terão o valor depositado antes do previsto.

As antecipações, no entanto, são válidas apenas para os usuários que residem no Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda a sua história. Ao antecipar os pagamentos dos benefícios, o governo espera atenuar a crise para estes cidadãos.

Benefícios antecipados

Bolsa Família

O maior programa de transferência de renda do país foi antecipado para os usuários do Rio Grande do Sul. Os gaúchos podem movimentar o saldo do benefício desde a segunda-feira (17), sem necessidade de se basearem pelo final do seu Número de Identificação Social (NIS).

Destaques sobre *** por e-mail

Já os demais usuários devem seguir obedecendo o calendário tradicional, que seguirá realizando os repasses até o próximo dia 28. Veja abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).

Auxílio-gás

Outro benefício que está sendo antecipado para os usuários do Rio Grande do Sul é o Auxílio-gás nacional. O programa atende em junho pouco mais de 5 milhões de pessoas. Os gaúchos também podem movimentar o saldo desde a segunda-feira (17), independente do final do NIS.

Para o resto do Brasil, nada muda. Os usuários precisam seguir o calendário de pagamentos com base no final do Número de Identificação Social. O calendário de repasses, aliás, é o mesmo usado para o Bolsa Família.

INSS

Também há previsão de antecipação dos pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aposentados, pensionistas e outros beneficiários receberão seus saldos no próximo dia 24, independente de quanto recebem, e independente do final do número das suas inscrições.

Abono Pis/Pasep

No caso do Pis/Pasep, a antecipação já foi decretada desde o dia 15 de maio. Já naquela data, os trabalhadores formais do Rio Grande do Sul puderam movimentar o saldo, independente do final dos seus números de inscrições ou do mês dos seus nascimentos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis