BPC: quem sacar fora do prazo pode perder o benefício
Uma das regras para ter acesso ao benefício é possuir renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimoO Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma assistência financeira essencial para idosos e pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade social. Regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Ele garante uma renda mensal equivalente ao salário mínimo — que em 2025 é de R$ 1.518.
Para ter acesso ao benefício, a renda familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo (R$ 379,50). Idosos precisam ter 65 anos ou mais. Já pessoas com deficiência podem ter qualquer idade, desde que comprovem a impossibilidade de se manterem sozinhas e de exercerem atividade laboral.
O BPC não é acumulativo com aposentadorias, pensões ou qualquer outro benefício previdenciário.
Calendário de pagamentos já disponível para abril
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por administrar os pagamentos do BPC. Os depósitos seguem o cronograma estabelecido conforme o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB).
Em abril de 2025, os pagamentos ocorrerão entre 24 de abril e 8 de maio, sempre em dias úteis.
A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta acessar com CPF e senha para verificar valores e datas. A plataforma garante mais praticidade e segurança aos beneficiários.
Veja abaixo todas as datas que segue o número final do Benefício:
- Final 1: 24 de abril;
- Final 2: 25 de abril;
- Final 3: 28 de abril;
- Final 4: 29 de abril;
- Final 5: 30 de abril;
- Final 6: 02 de maio;
- Final 7: 05 de maio;
- Final 8: 06 de maio;
- Final 9: 07 de maio;
- Final 0: 08 de maio.
Valor tem prazo para sacar
O saque do valor deve ser feito dentro de 45 dias após a liberação. Caso contrário, o dinheiro retorna aos cofres públicos. Para evitar a perda, o ideal é que o saque seja feito o quanto antes.
Em caso de dúvidas, o Disque Social 121 do Ministério do Desenvolvimento Social está disponível para atendimento gratuito.
BPC tem 13º salário ou pagamento adicional?
Negativo! Ao contrário dos aposentados do INSS, quem recebe o BPC não tem direito ao 13º salário. Isso ocorre porque o benefício é assistencial, e não previdenciário.
Mesmo com a antecipação do 13º para outros segurados em anos anteriores, não há previsão de pagamento extra para os beneficiários do BPC em 2025.
Cadastro desatualizado pode levar à suspensão do benefício
Para não perder o direito ao benefício, é necessário manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. A regularização deve ser feita a cada 24 meses em unidades do CRAS ou CadÚnico.
A apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência é obrigatória. Falhas na atualização podem resultar na suspensão do benefício.