BPC segue sendo pago nesta semana. Veja quem recebe nesta terça, 27

Pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguem normalmente por esta terça-feira (27). Veja quem recebe
- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou nesta semana os pagamentos de aposentadorias, pensões e demais benefícios relativos a esse mês de agosto. Entre eles, seguimos também com as liberações do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para milhões de brasileiros de todas as regiões do Brasil.

Especificamente nesta terça-feira (27) os pagamentos do BPC estão sendo realizados para as pessoas que possuem o número final da inscrição 2. Quem tem número final da inscrição 1 também já pode movimentar a quantia, já que as liberações foram realizadas ainda na segunda-feira (26). 

O calendário do BPC

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Benefício de Prestação Continuada para esse mês de agosto, tomando como base as informações do Ministério da Previdência:

Final do NIS Data de pagamento do benefício de agosto
1 26 de agosto
2 27 de agosto
3 28 de agosto
4 29 de agosto
5 30 de agosto
6 2 de setembro
7 3 de setembro
8 4 de setembro
9 5 de setembro
0 6 de setembro

O caso do Rio Grande do Sul

É importante destacar que alguns grupos sociais não precisam seguir o calendário acima. É o caso, por exemplo, dos moradores do Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental da sua história.

Fortes chuvas deixaram um rastro de destruição com quase 200 mortos, e milhares de desalojados e desabrigados. Por isso, o Ministério da Previdência decidiu que vai antecipar o pagamento dos benefícios previdenciários e sociais de todos os gaúchos.

Isso significa que, independente do final do seu número de benefício, os gaúchos puderam receber os seus benefícios previdenciários no primeiro dia de liberação, ou seja, na segunda-feira (26).

O que é o BPC

O Benefício de Prestação Continuada é um saldo social pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O  programa é pago a cidadãos com mais de 65 anos de idade, ou que tenham algum tipo de deficiência física e/ou intelectual que os impeçam de trabalhar.

Neste momento, o BPC passa por uma grande revisão de suas contas. Trata-se uma espécie de pente-fino capitaneado pelo Ministério da Fazenda, com o objetivo de reduzir os gastos públicos com os pagamentos desse benefício social específico.

A ideia do governo federal é revisar as contas sobretudo das pessoas que não possuem o Cadúnico, e que não atualizam os dados do INSS há mais de 4 anos.

Em entrevista nessa semana, o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) disse que o pente-fino vem encontrando milhares de irregularidades por parte de pessoas que não deveriam estar recebendo benefícios sociais e previdenciários do INSS. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis