CNIS: como consultar o extrato do INSS pela internet?

O CNIS reúne informações sobre as contribuições do segurado ao INSS
- Anúncio -

A contribuição para a Previdência Social garante o acesso à pensões, auxílios e benefícios como a tão sonhada aposentadoria.

Mas para se organizar e saber quando você pode pedir tais recursos, é preciso acompanhar o seu tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Porém, muitas pessoas desconhecem a forma de verificar quantas contribuições foram feitas ao longo da vida.

Então, saiba que você pode ter acesso à essa informação de uma forma bem simples: por meio do extrato de contribuições do INSS.

Se esta é sua dúvida e você quer saber como ter acesso a esse documento e qual a sua importância,acompanhe a leitura. 

Extrato de Contribuições 

Mas antes, é necessário ressaltar que ele também é conhecido como extrato previdenciário e nele constam todos os dados que são registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). 

Nele é possível encontrar informações do empregador, além do período trabalhado e todas as remunerações que foram recebidas pelo trabalhador.

Também é possível ter acesso às contribuições realizadas para a Previdência Social, seja na condição de contribuinte individual ou prestador de serviço que se refere aos trabalhadores que atuam em atividades econômicas por conta própria. 

Como obter meu CNIS pela internet?

A boa notícia é que você não precisa ir até uma agência para solicitar o extrato previdenciário. Ele pode ser emitido pela internet, então tenha em mãos os seus documentos pessoais como RG e CPF.

Para emitir o documento pelo aplicativo Meu INSS, o segurado deve  se cadastrar e registrar uma senha. Depois, é necessário validar alguns dados apresentados pelo INSS, e assim, você receberá um código de confirmação do cadastro  por mensagem SMS no celular ou por e-mail.

Então, utilize ele para ativar a sua conta. Depois, acesse o Meu INSS e busque pela opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” e verifique todos os vínculos empregatícios, tempo de atividade em cada um deles, salários e contribuições.

Além de acessar pela internet, é possível imprimir o documento. Para isso, baixe o arquivo em PDF. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis