segunda-feira,
27 de outubro de 2025

Como é calculado o auxílio-doença do INSS? O que mudou?

Entenda o que aconteceu após a Reforma da Previdência e 2019

- Anúncio -

O auxílio-doença é um dos principais benefícios de quem trabalha, e para receber, o contribuinte precisa se encaixar nas regras desta legislação e do INSS.

Segundo levantamento da própria autarquia, as principais doenças que mais causam afastamentos das empresas e concessão deste benefício são as fraturas e lesões causadas por acidentes de trabalho, dores nas costas, transtornos mentais e comportamentais, entre outros.

O auxílio-doença é concedido pela Previdência Social em substituição à remuneração do segurado, nos casos em que este fica incapacitado de exercer suas atividades laborais de forma total e temporária. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Veja, nesta leitura, a forma como ocorre o cálculo do auxílio-doença.

Quem tem direito ao auxílio-doença?

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve comprovar a incapacidade total para exercer suas atividades laborais,. Além de ser segurado do INSS e contribuir por, pelo menos, 12 meses com a previdência. 

Contudo, existem algumas exceções. Pessoas com doenças graves, doenças profissionais ou que sofreram acidente de trabalho não precisam comprovar o período de carência, ou seja, os 12 meses de contribuição anteriormente mencionados. 

Como ficou o cálculo do benefício após Reforma

Atualmente, o valor do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, que é igual à média simples de todos os salários de contribuição ou dos 12 últimos meses, o que for menor.

Antes de liberar o benefício, o INSS faz um cálculo de todos os salários de contribuição e depois, outro cálculo englobando somente as últimas 12 contribuições.

A contribuição ao INSS é o que garante ao trabalhador o acesso a benefícios como o auxílio-doença. As alíquotas de contribuição são proporcionais ao salário, ou seja, quanto maior o salário de contribuição, maior o valor contribuído. Essas alíquotas variam de 7,5% a 14%, dependendo da faixa salarial do trabalhador.

Como pedir o auxílio-doença do INSS?

O requerimento do auxílio-doença pode ocorrer por meio do site/aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135. 

Para concessão do benefício, é necessário que o empregado passe por uma perícia médica. 

O trabalhador deve comparecer no dia, na hora e no local, quando passará por uma avaliação do médico perito do INSS. Ele irá determinar a real condição do empregado e, sendo o caso, estipular por quanto tempo o beneficiário deverá ficar ausente das suas atividades laborais. 

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias