Como irá funcionar o maior pente-fino da história do INSS?

Operação vai revisar benefícios por incapacidade pagos pelo INSS, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
- Anúncio -

Recentemente o INSS anunciou que irá realizar a maior Operação Pente-Fino da sua história. Mas o que isso significa? O Pente Fino do INSS é um dos maiores pesadelos dos beneficiários, pois, ele pode cessar o benefício do segurado.

Nesse contexto, durante essa operação, o INSS procura irregularidades, inconsistências nas informações prestadas e até mesmo fraudes. 

Na leitura a seguir vamos explicar melhor. Acompanhe!

Quais situações o INSS pode fazer o Pente Fino?

Conforme mencionamos acima, Operação Pente Fino é um tipo de revisão que o INSS realiza em benefícios concedidos a determinados beneficiários em busca de possíveis fraudes.

O objetivo da Operação é regularizar a situação de pessoas que possam estar recebendo de forma indevida tais benefícios, ou seja, localizar possíveis fraudes por parte dos beneficiários.

Quais benefícios passam pelo Pente Fino?

O INSS realizará o Pente-Fino para revisar auxílio-doença, aposentadorias por invalidez mantidas sem perícia há mais de 06 meses e que não tenham data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação.

Também irá revisar o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) sem revisão há mais de 02 anos. A principal finalidade é evitar que os cofres da Previdência sejam onerados pelo pagamento indevido desses benefícios.

Como funcionará o Pente Fino e quais benefícios serão revisados?

O Pente Fino irá revisar os benefícios por incapacidade concedidos pelo INSS com menos de 06 meses e que não tenham uma data de cessação determinada ou com a indicação de reabilitação profissional.

E seguindo em ordem, os benefícios a serem analisados serão:

  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

O INSS informou que a participação do perito médico federal no programa de revisão será facultativa e as revisões dos benefícios serão feitas em horários extraordinários sem prejudicar os atendimentos já agendados.

Os benefícios por incapacidade administrados pelo INSS incluem como serviços médicos periciais extraordinários a revisão de benefícios de natureza trabalhista ou tributária.

Além de acompanhamento de processos judiciais de benefícios por incapacidade e o exame médico pericial presencial com o prazo máximo de agendamento de perícia médica superior a 45 dias.

Quem não participa do Pente Fino?

Toda regra tem a sua exceção, ou seja, nem todos precisam passar pelo Pente-Fino que são:

  • Aposentados por invalidez ou pensionistas com 60 anos de idade ou mais;
  • Quem recebe benefício por incapacidade há mais de 15 anos e que tenham 55 anos de idade ou mais;
  • Portadores de HIV/AIDS;
  • Os segurados que recebem os benefícios previdenciários em período igual ou superior a 10 anos.

O prazo por lei para o INSS entrar com um pedido caso constate irregularidade no benefício é de 10 anos a contar da data de concessão do benefício!

Em caso de convocação, como agir?

A primeira coisa a saber é como funciona a convocação feita pelo INSS, afinal, ele não pode fazer isso sem avisar o beneficiário, estes têm direito a interpor um recurso caso o seu benefício seja cessado ou suspenso.

E essa convocação é feita das seguintes formas:

  • Notificação pelo caixa eletrônico do banco onde o segurado recebe o benefício;
  • Pelo portal do Meu INSS;
  • Por SMS;
  • Correspondência no endereço cadastrado do segurado.

É muito importante que o segurado esteja com o seu endereço atualizado nos cadastros do governo e do INSS.

A principal vantagem da correspondência é que a pessoa pode se preparar para perícia podendo se prevenir e assim continuar com o benefício. Na sua defesa é preciso que você comprove a existência da incapacidade para o trabalho, se este for o seu caso.

Fique atento e caso você receba uma notificação do INSS esteja com os seus documentos em mãos para comprovar o seu direito!

Você tem o prazo de 30 dias para apresentar a sua defesa (ou 60 dias se você for um trabalhador rural), ou o seu benefício será suspenso ou até mesmo cessado!

Por fim, cabe dizer que ainda não há data confirmada para a convocação dos beneficiários que passarão pelo Pente Fino do INSS.

Todavia, a sugestão é manter disponíveis os laudos com assinatura do médico e registro no CRM, receitas, atestados, exames e outros documentos que comprovem a incapacidade, caso precise contestar o resultado da análise.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis