Como posso aumentar o valor da minha aposentadoria?
Algumas dicas podem ajudar seu benefício a ficar mais atrativoNão é incomum que os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sentem-se frustrados em relação ao valor do benefício liberado pelo órgão. Por isso, é importante saber que há a possibilidade de aumentar o valor do benefício do INSS.
Essas dicas também servem para a aposentadoria que ainda sem solicitação, nos casos em que o trabalhador está prestes a se aposentar e ainda não pediu o benefício do INSS.
Assim, os mesmos processos podem ter a utilização não apenas para aumentar as aposentadorias por idade e tempo de contribuição, mas até mesmo em pensão por morte, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
A revisão de aposentadoria, quando possível, irá buscar aumentar o benefício e também os atrasados gerados pelo aumento.
Quer saber como aumentar seus proventos? Acompanhe a leitura a seguir.
Situações que podem aumentar a aposentadoria
Um dos caminhos para aumentar o valor da sua aposentadoria do INSS quando este já está sendo pago é a revisão do tempo de contribuição. Sempre que o INSS errar ao conceder o benefício, ou até mesmo o segurado ou dependente ao fazer o pedido, este pode ser melhorado por meio de revisão do INSS.
Ação Trabalhista
Outro caminho que pode ser seguido é uma ação trabalhista. Assim, caso o segurado tenha ganho alguma ação trabalhista, onde foi reconhecido o vínculo de trabalho ou acréscimos salariais após a concessão da aposentadoria, é possível solicitar a revisão para adicionar esse período ao benefício.
Adicionar tempo especial
Outra possibilidade é contabilizar o tempo especial. Contudo, essa situação é específica para aqueles que trabalharam por um período de tempo com substâncias nocivas à saúde (como ruído e produtos químicos) pode calcular esse tempo de maneira especial.
Para comprovar este período é necessário apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciários (PPP) com emissão do empregador.
Tempo de serviço militar
E mais uma dica é contar o tempo de serviço militar. Os segurados que prestaram serviço militar também podem incluir esse tempo, e precisam apresentar atestado de reserva, atestado expedido pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica, ou ainda, atestado de tempo de contribuição expedido pela União, estado ou município.
Atualização no cadastro no CNIS
Alguns documentos também podem comprovar valores maiores do que os que estão no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Nessa linha, não é raro que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) contenha informações desatualizadas, constando valores menores do que aqueles que são de direito do segurado. Isto ocorre porque, muitas vezes, um ou mais empregadores deixam de repassar os devidos valores referentes às contribuições do INSS.
Dessa forma, o segurado pode aumentar o valor da aposentadoria, apresentando documentação e atualizando seus dados. Quem já está aposentado, pode pedir uma revisão ao INSS, ou entrar com uma ação na justiça exigindo a correção. Tudo, claro, devidamente documentado para ter base no pedido.
Como solicitar a revisão do seu benefício?
Este procedimento pode ser feito totalmente pela internet. Basta seguir os passos:
1- Acesse o meu.inss.gov.br
2- Na barra de busca, digite a palavra “Revisão”
3- Na página seguinte, clique na seta na frente da palavra “Revisão”
4- Vá em “Atualizar dados”; se for preciso, atualize-os, caso contrário, clique em “Avançar”
5- O serviço é “Revisão – atendimento a distância”; siga as instruções. É possível anexar os documentos ao processo, enviando foto deles