Concurso do INSS 2024: previsão para mais de 9 mil vagas
Proposta Orçamentária da Previdência Social para 2024 é aprovada, com novo concurso INSSA realização de um novo concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS pode estar próxima de acontecer! Ao menos esse é o comprometimento do Ministro Carlos Lupi.
Segundo dados recentes, que constam no Portal Brasileiro de Dados Abertos, o INSS registrou 23.467 cargos vagos em seu quadro. Por isso que a realização de um novo concurso é primordial para a recomposição do quadro.
O Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social aprovou a Proposta Orçamentária, com um novo concurso INSS, que soma 9.229 vagas para 2024.
Conforme o documento, que será enviado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, o Plenário reconhece a necessidade de realizar um novo concurso público e, assim, contratar mais pessoas.
O documento recomenda ainda que a receita própria arrecadada pelo INSS tem destino, na Lei Orçamentária Anual, ao custeio das atividades operacionais, prioritariamente na melhoria das unidades, dos sistemas e dos atendimentos prestados aos segurados e beneficiários.
A indicação de um novo concurso para a Perícia Médica vai ao encontro do Plano Plurianual (PPA) de 2024 a 2027. Este está sendo elaborado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento.
A autorização de um novo concurso INSS para a carreira de perito médico é objetivo de aumentar a capacidade de atendimento da Perícia Médica.
Ministro Lupi aguarda aval
Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou, em julho, que ainda aguarda a autorização do MGI, para convocar, primeiramente, mais 250 aprovados no concurso do INSS.
A expectativa, tanto do presidente do INSS quanto do ministro da Previdência, é conseguir nomear mais 250 que passaram na prova e alcançar, na sequência, o cadastro de reserva, que conta com 2.144 pessoas.
Ao todo, o último Concurso do INSS contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79 para jornada de trabalho de 40 horas.
Portanto, se você almeja integrar o quadro de funcionários do INSS, continue se preparando, pois tudo caminha para a realização de um novo certame muito em breve.
Requisitos para aprovação no concurso do INSS
- Ensino médio completo
- Nacionalidade brasileira
- Idade mínima de 18 anos
- Aptidão física e mental (É possível que exames médicos ocorram durante o processo de seleção para verificar a capacidade dos candidatos)
- Histórico criminal e disciplinar (Para aprovação no concurso, é preciso não ter sido condenado por crime doloso ou por crime culposo com pena de reclusão.
- Registro profissional (Caso o cargo exija, é necessário possuir registro no Conselho Regional da sua respectiva profissão. Verifique se essa exigência se aplica à vaga que você deseja concorrer)