O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) anunciou o cronograma que contém todas as datas de pagamento referentes ao mês base de novembro. Como de costume, as datas de pagamento serão organizadas com base no penúltimo dígito do documento NB (Número de Benefício) dos segurados.
As datas se aplicam tanto a aposentados e pensionistas quanto aos beneficiários de assistência por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Embora o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tenha uma natureza assistencial, seus pagamentos seguem a mesma regra.
A consulta oficial será disponibilizada apenas na semana que antecede o início dos depósitos. Quando esse período chegar, os interessados poderão acessar o site ou o aplicativo Meu INSS utilizando os mesmos dados que estão cadastrados no portal GOV.BR, ou seja, CPF e senha.
Ao entrar na página inicial, será necessário clicar em “Extrato de Pagamento”. O sistema, então, redirecionará para as informações relevantes, como os dígitos do NB, dados pessoais, a data de pagamento correspondente e o valor oficial do benefício.
Caso surjam dúvidas, os cidadãos têm a opção de contatar a Central 135 de Atendimento do INSS. Os serviços automatizados estão disponíveis 24 horas por dia, no entanto, se a preferência for por atendimento humano, é preciso ligar de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Escalonamento das datas
Em geral, as datas são organizadas com base no penúltimo dígito que consta no documento NB. Existem dois cronogramas diferentes para cada mês-base de pagamentos. O primeiro, que começa mais cedo, é destinado aos segurados que recebem o salário mínimo vigente.
Beneficiários do BPC também estão incluídos nesse cronograma, já que o INSS é responsável por gerir os depósitos desse programa assistencial. O segundo calendário é voltado para os demais segurados que têm direito a benefícios de valor superior ao salário mínimo.
Para o mês de novembro, as transferências irão se iniciar no dia 24/11.
Calendário
O INSS iniciará os pagamentos para os segurados que recebem o salário mínimo e cujo penúltimo dígito no documento NB é 1. Portanto, esses valores serão depositados no primeiro dia do calendário, que é 24/11.
Os outros grupos precisarão esperar pelo escalonamento estabelecido pelo instituto.
Os beneficiários que recebem um valor correspondente ao salário mínimo nacional terão acesso ao pagamento referente ao mês-base de novembro no período entre 24/11 e 5/12, porém, em ordem escalonada. Todas as datas já foram comunicadas pelo INSS.
