Confira dicas para adiantar a sua aposentadoria

Quanto antes o trabalhador se preparar, poderá acelerar o processo. Entenda
- Anúncio -

Mediante o vigor da Reforma da Previdência de 2019, foram estabelecidas diversas mudanças, quando o assunto é aposentadoria. Foram determinadas novas normas, as quais podem ter deixado mais distante o recebimento do benefício para alguns segurados.

Afinal, a aposentadoria é o momento que muitos aguardam ansiosamente para poder desfrutar de mais lazer e ter uma vida mais tranquila.

A reforma da previdência trouxe diversas mudanças, e poucas delas benéficas ao trabalhador, como por exemplo, o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. 

Para que sua aposentadoria não fique tão distante, seguem algumas dicas de ouro que vão te ajudar.

  • Não deixe para conferir os valores e o cumprimento dos requisitos na última hora, quanto antes você simular as regras, mais tempo para se programar, e constatar se seu extrato de contribuições está certinho lá na base de dados do INSS.
  • Todo trabalho conta, não deixe de fora aquele período reconhecido na Justiça do Trabalho, nem o período rural. Todos eles podem fazer com que sua aposentadoria chegue mais cedo.

Se você trabalhou sem registro em algum período, fique calmo, pois mesmo sem poder receber valores é possível ter o reconhecimento de vínculo através de ação judicial. 

Saiba se exerceu alguma atividade com direito à contagem especial. Muitas pessoas sequer sabem que já trabalharam em atividades sujeitas a aposentadoria especial, em especial aquelas exercidas antes de 1995.

O reconhecimento de atividade especial até 1995 se dá pelo enquadramento na categoria, e mesmo que a empresa tenha sido extinta é possível obter este reconhecimento.

A aposentadoria especial reflete positivamente no tempo de contribuição, o que faz com que o valor da aposentadoria fique maior.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis