A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou, nesta quarta-feira (14), uma lista de igrejas e líderes evangélicos citados em requerimentos apresentados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os pedidos envolvem convocações, convites para depoimento e solicitações de transferência ou quebra de sigilo. Segundo a parlamentar, os requerimentos fazem parte do trabalho de apuração conduzido pela comissão.
A divulgação ocorreu após uma cobrança pública do pastor Silas Malafaia, que pediu que a senadora apresentasse nomes e provas relacionados às declarações feitas anteriormente.
Cobrança pública e reação da senadora
No último domingo (11), em entrevista ao SBT News, Damares afirmou que “grandes igrejas” e pastores estariam envolvidos em esquemas de descontos indevidos aplicados a benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
Após a declaração, Silas Malafaia publicou um vídeo nas redes sociais classificando a fala como “grave” e desafiando a senadora a apresentar os nomes citados. O pastor afirmou que lideranças evangélicas estariam indignadas com as acusações.
Diante da repercussão, Damares decidiu tornar pública a relação de requerimentos protocolados na CPMI.
Justificativa apresentada por Damares
Em nota, a senadora afirmou que todos os pedidos encaminhados à comissão têm como base documentos oficiais. Entre os materiais citados estão Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) e dados da Receita Federal.
Damares declarou que a possível participação de instituições religiosas em fraudes relacionadas ao INSS causa “desconforto e tristeza”, mas reforçou que a CPMI tem o dever constitucional de investigar os fatos de forma imparcial.
Segundo a parlamentar, parte dos requerimentos já foi aprovada, enquanto outros ainda aguardam análise dos membros da comissão.
Nomes citados nos requerimentos da CPMI do INSS
Entre os nomes mencionados está Fabiano Campos Zettel, empresário, líder religioso e cunhado de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. O pedido foi apresentado pelo senador Rogério Correia (PT-MG).
De acordo com o parlamentar, a oitiva de Zettel é considerada necessária para esclarecer sua proximidade com investigados e a suposta atuação do grupo denominado “Golden Boys” em instituições religiosas e financeiras.
Outro nome citado é o do pastor André Machado Valadão, que possui pedidos de convocação para depoimento e de transferência de sigilo.
Lista divulgada pela senadora
Abaixo, você pode conferir a lista de igrejas com pedidos de transferência de sigilo
- Adoração Church
- Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo
- Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch)
- Igreja Evangélica Campo de Anatote
Agora você pode conferir a lista de líderes religiosos citados
- André Machado Valadão: convocação para depoimento e transferência de sigilo
- Fabiano Campos Zettel: convite para comparecer à CPMI
- Cesar Belucci do Nascimento: convite
- Péricles Albino Gonçalves: convite
- André Fernandes: convite