sábado,
25 de outubro de 2025

Crédito consignado do INSS será feito por biometria e à distância

Novas regras para o consignado do INSS devem prevenir golpes e fraudes

- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que irá liberar o pedido de empréstimo consignado de maneira remota. Dessa forma, os aposentados e pensionistas não precisarão passar por uma agência bancária para solicitar o recurso. Neste momento, a autarquia está construindo a instrução normativa para regulamentar a nova medida.

Os bancos também participarão do processo de liberação remota do consignado do INSS para aposentados e pensionistas do instituto. A liberação será feita por meio de biometria, de forma facilitada por todos os que tiverem interesse na linha de crédito. De acordo com muitos especialistas, a novidade tende a ser mais segura e evitar fraudes.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Como vai funcionar a contratação à distância

Ainda será necessário esperar a publicação das normas pelo INSS, porém a contratação remota deverá ser feita através de aplicativo. Por meio da biometria, o segurado liberará o acesso para solicitar o crédito de onde estiver.

Vale destacar que a biometria dos aposentados e pensionistas foi publicada como regra para os bancos em novembro 2022. As instituições tinham 60 dias como prazo para implantar a inovação em seu banco de dados. O prazo, portanto, se esgotou ainda na primeira quinzena de janeiro de 2023.

É esperado que o INSS publique as regras para contratação do consignado remoto ainda em fevereiro, sem data definida. As pessoas que estão cadastradas na autarquia precisam fornecer a digital aos bancos, sob risco de serem descredenciadas e sem possibilidade de solicitar o empréstimo.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as instituições financeiras ainda aguardam o lançamento das regras para liberar a nova função. 

Para que servirá a biometria?

Uma das grandes vantagens da modalidade de contratação remota está na prevenção de fraudes e golpes. Afinal, muitos criminosos utilizam os dados dos aposentados para fazer o empréstimo no nome deles.

Com a biometria, ninguém será capaz de se passar pela outra pessoa. Apenas o beneficiário poderá atestar que é ele por meio da digital, por exemplo. Além disso, sem precisar ir a uma agência, o risco de sofrer com a ação de golpistas é ainda menor.

Ainda não há data para liberação do consignado do INSS pelo aplicativo, mas isso deve acontecer dentro das próximas semanas.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias