Cuidado com o golpe da Prova de Vida. INSS emite alerta!

Falsos servidores visitam aposentados e pensionistas em casa
- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre uma nova tentativa de golpe contra aposentados e pensionistas. Indivíduos mal-intencionados estão se passando por servidores do INSS e visitando os beneficiários em suas residências, sob a falsa alegação de realizar a comprovação de vida.

Durante essas visitas, eles solicitam fotos, dados e documentos pessoais aos cidadãos.

O INSS esclarece que não está realizando esse tipo de ação e orienta os beneficiários a não atenderem a esses falsários, nem fornecerem qualquer informação ou documento.

Caso recebam uma visita suspeita, devem denunciar através do site https://gov.br/falabr ou pelo telefone 135. A polícia também pode ser acionada para investigar tais casos.

INSS não está realizando procedimentos de prova de vida

Além disso, o INSS informa que não está convocando os beneficiários para realizar procedimentos de prova de vida ou recadastramento. Essa informação falsa tem sido disseminada em diversos sites e portais.

Desde 2023, a realização da prova de vida é de responsabilidade exclusiva do próprio INSS. Também é importante destacar que os bloqueios de pagamento por falta de prova de vida estão suspensos até o final de 2024.

Mesmo não sendo mais obrigatória, os beneficiários que desejarem realizar a comprovação de vida por conta própria podem fazê-lo de duas maneiras: através do aplicativo Meu INSS ou no banco onde recebem os pagamentos, preferencialmente utilizando a biometria, seja no aplicativo ou no caixa eletrônico, sempre que disponível.

O que é prova de vida?

A prova de vida do INSS é um procedimento anual obrigatório para todos os beneficiários que recebem o pagamento por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O objetivo é garantir que os beneficiários de longa duração estejam vivos, prevenindo fraudes no sistema com pagamentos indevidos.

A partir de 2023, o INSS passou a utilizar dados de interoperabilidade das bases governamentais para realizar a comprovação de vida dos beneficiários. Em 2024, uma novidade trazida pela Portaria MPS nº 723, de 8 de março de 2024, foi a suspensão do bloqueio de pagamentos por falta de prova de vida até 31 de dezembro de 2024.

Para realizar a comprovação de vida, não é necessário ir até o banco ou a uma agência do INSS. O segurado pode fazer a prova de vida pelo aplicativo Meu INSS.

Além disso, a contagem para a próxima comprovação começa a partir da data da última atualização do benefício. Ou da última prova de vida, em vez de se basear na data de aniversário do segurado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis