Depressão: quais os benefícios garantidos pelo INSS?
As doenças mentais são uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.Você está passando por um momento delicado e precisa se afastar do trabalho para fazer o tratamento da depressão? Então, como pedir os benefícios do INSS
A depressão tem sido o motivo de vários trabalhadores se afastarem das suas atividades. Quem está com depressão têm direito ao auxílio-doença e, em casos mais graves, pode pedir a aposentadoria por invalidez
Para ter acesso aos benefícios, é necessária a realização da perícia do INSS. Acompanhe a leitura!
Quais são os benefícios do INSS para quem tem depressão?
Infelizmente, a depressão apresenta números alarmantes e tem sido a causa de baixo rendimento no trabalho, muitas vezes gerando o afastamento.
Caso o quadro da depressão torne inviável o exercício da atividade de trabalho, o segurado poderá ser afastado.
Por isso, caso você esteja incapaz para o trabalho em razão da depressão, pode ter direito aos benefícios do INSS, como o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.
O que é o auxílio-doença?
O auxílio-doença é um benefício liberado às pessoas que têm alguma doença física ou psíquica. O auxílio é devido aos trabalhadores que ficaram incapacitados de forma temporária para o trabalho.
Então, esse benefício surge com a finalidade de suprir as necessidades básicas da vida do segurado do INSS que em razão da má condição de saúde, não pode trabalhar.
Assim, para a aprovação do auxílio-doença, a pessoa deve estar em dia com a Previdência Social e atender aos requisitos da qualidade de segurado.
Existem casos em que outros trabalhadores recebem o auxílio-doença por vários anos e não conseguem converter seu benefício em aposentadoria por invalidez. Nessa situação, é necessário entrar com ação na Justiça.
O que é a aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez é outro benefício que você pode pedir se tiver algum impedimento mental. Entretanto, precisa provar que a sua incapacidade para o trabalho é impossível de ser revertida. Assim, é bastante provável que consiga se aposentar por invalidez.
Para converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez também é necessário passar pela perícia médica do INSS. O médico perito que certificará de que a doença o tornou incapaz de maneira permanente, impedindo o retorno às atividades de trabalho.
Nesse caso, a pessoa que recebia o auxílio-doença terá o benefício convertido na aposentadoria que lhe é devida.
Documentação necessária
Outro ponto que você deve ficar atento são os documentos necessários! O INSS exige:
- Documento de identificação oficial com foto;
- CPF;
- Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
- Documentos médicos decorrentes de seu tratamento, como atestados, exames, relatórios;
- Para o empregado: declaração carimbada e assinada pela empresa, informando a data do último dia trabalhado.
Atendendo aos requisitos e com a documentação correta, basta ligar no telefone 135 do INSS e agendar a sua perícia. Esse pedido também pode ocorrer pelo site Meu INSS.