quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Dia 15 de novembro é realmente feriado? Quais os direitos?

Trabalhador que tiver de dar expediente pode ganhar em dobro. Entenda.

- Anúncio -

Amanhã, quarta-feira, dia 15 de novembro, os brasileiros celebram a Proclamação da República em mais um dia que se considera como feriado nacional pelo calendário do governo federal.

Assim, quem estava com dúvida sobre a ocasião ser ponto facultativo ou feriado nacional, já deve ficar sabendo que essa é uma das datas mais importantes do calendário brasileiro e é sempre um feriado nacional.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

A data segue as regras da Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal e a Lei nº 10.607, de 2002. Que elenca todos os feriados nacionais do Brasil, considerando a Proclamação da República como um deles.

Assim, os empregados e empregadores que atuam no sistema da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem se organizar para garantir a folga nesta quarta-feira (15). Lembrando que serviços considerados essenciais podem funcionar e posteriormente poderá compensar a folga pelo trabalho na data.

Trabalho nos feriados

De acordo com a legislação, se a atividade não é de interesse público, não tem exigência técnica específica ou não se enquadra nas atividades autorizadas a trabalhar no feriado. Portanto, o empregado não tem a obrigação de trabalhar nessa data, mas caso o faça, deve ganhar mais.

Além disso, caso o empregado seja escalado para trabalhar no feriado, ou mesmo acionado para trabalho home office, a empresa deve pagar o valor do dia de serviço em dobro. Caso não haja folga compensatória em outro dia.

De acordo com a lei trabalhista, quando o colaborador precisa trabalhar em feriados civis e religiosos, deverá receber o seu valor de hora em dobro.

Contudo, há exceções nos casos em que a empresa determina que o descanso poderá ocorrer em uma outra data. Contudo, isso deve ter previsão em acordo ou convenção coletiva da categoria.

História do dia 15 de novembro

O feriado de 15 de novembro é bem importante. Neste dia, em 1889, ficou marcado como o fim da monarquia com a Proclamação da República e a instauração do regime republicano.

Após um levante militar comandado por marechal Deodoro da Fonseca cercou o Gabinete Ministerial, destituiu visconde de Ouro Preto e o prendeu. Assim houve o anúncio oficial da República, resultando na fuga da família real para Portugal.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias