É possível pagar o INSS por conta própria?
Há mais de uma alíquota que pode ser feita a contribuição. EntendaEssa é uma dúvida constante para a grande parte dos brasileiros. Pois, aqui vai uma excelente notícia: Sim, é possível pagar o INSS por conta própria, emitindo sua Guia e realizando o recolhimento aos cofres públicos.
Ao realizar esta contribuição obrigatória, o profissional fica com garantias como licença-saúde e pode contar tempo para a aposentadoria.
Ressaltando que o pagamento do INSS pode ser feito de mais de uma forma, levando-se em consideração o caso do contribuinte. Quem não trabalha para nenhuma pessoa jurídica tem direito a pagar um percentual diferente de quem já recebe valores com desconto em função deste tipo de pagamento.
Portanto, quer saber como isso acontece? Acompanhe a leitura.
Maneiras de contribuir ao INSS como autônomo
Os autônomos se encontram na categoria de contribuinte individual que poderá pagar o INSS com pagamentos mensais ou trimestrais.
O valor é calculado nas seguintes porcentagens:
- 20% sobre o valor da sua remuneração (1 salário ou mais);
- 11% sobre o salário-mínimo;
Para pagar o INSS como autônomo em 2022, você precisa seguir três passos simples:
- Localize ou descubra seu número no Programa de Integração Social (PIS) ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT).
- Esse é o seu código de cadastro autônomo na previdência social.
- O número está indicado na página de identificação da Carteira de Trabalho ou você pode solicitar pelo telefone 135 e no site da Previdência Social;
- Escolha a forma de contribuição de acordo com o valor que você pode pagar e com os benefícios que vai receber.
- Os planos de contribuição têm um código e você deve usá-lo na hora de preencher a Guia da Previdência Social (GPS);
- Preencha ou emita a GPS, o boleto de recolhimento do INSS que você vai pagar todo mês ou a cada três meses.
- Você pode emitir a GPS no site da Previdência Social ou comprar o carnê do INSS em papelarias e bancas de jornais. Atente-se ao código e aos dados preenchidos na guia para evitar qualquer problema.
Códigos de contribuição para autônomos
Existem dois tipos de contribuições:
- Código 1007: o valor da contribuição será de 20% do salário, limitado ao teto da previdência de R$ 7.087,22 deste ano. O trabalhador que contribui nessa modalidade poderá ter direito a uma aposentadoria maior que um salário mínimo.
- Código 1163: a contribuição deve ser de 11% do salário mínimo. Nesse caso, o benefício recebido pelo trabalhador ao se aposentar será equivalente a um salário mínimo.
Prazos para pagamento de INSS
Em suma, todos os profissionais que recebem algum tipo de remuneração tem contribuição obrigatória ao INSS. O prazo para recolhimento do INSS é até o dia 15 do mês seguinte ao de contribuição.
Ainda há a possibilidade de realizar o pagamento trimestral, e desta forma se consideram como período de contribuição os três meses anteriores ao pagamento.
A vantagem deste modelo é que o atraso não é considerado para estes meses que são pagos em conjunto – já que o período de apuração é sempre anterior ao pagamento.
Como emitir a Guia da Previdência Social?
Portanto, para emitir a Guia da Previdência Social e fazer seu pagamento, o contribuinte deve realizar os seguintes passos:
- Entrar no site da Receita Federal;
- Clicar em “Emissão de GPS para Contribuintes”;
- Selecionar se é contribuinte filiado antes ou depois de 29/11/1999;
- Selecionar a categoria, inserir o número do NIT/PIS/PASEP, preencher o código da imagem e clicar em “Confirmar”;
- Incluir a competência (referente ao mês que está preenchendo a guia) que deseja pagar e o salário de contribuição sobre o qual vai efetuar o recolhimento.
- Depois disso, selecione o código (conforme sua categoria) de pagamento e clique em confirmar.
- Para concluir, selecionar a competência e clicar em “gerar GPS”
- O contribuinte poderá imprimir ou copiar o código para pagamento pela internet.