segunda-feira,
20 de outubro de 2025

Envio do PPP eletrônico começa em janeiro de 2023

Após adiamento de agosto de 2022 para janeiro de 2023, empresas precisam estar aptas

- Anúncio -

Todo trabalhador que atua com agentes nocivos à saúde, o empregador precisa ter um documento chamado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Este documento é muito importante na hora de solicitar a aposentadoria especial. Aliás, nesta modalidade de aposentadoria, o tempo para parar de trabalhar é mais curto que as demais.

Todavia, a partir de janeiro de 2023, este documento precisará ser eletrônico. Os empregadores precisam estar aptos, pois é uma decisão estabelecida anteriormente.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O que é o PPP?

Criado em 2004, o Perfil Profissiográfico Previdenciário ou PPP é um formulário histórico-laboral individual de extrema importância a todo trabalhador, principalmente àquele que trabalha ou trabalhou exposto a agentes nocivos, sejam eles de periculosidade ou insalubridade. 

Isso porque ele concentra todos os dados da vida funcional do trabalhador, como a descrição da atividade e o período que a exerceu, o agente nocivo ao qual está/estava exposto, a intensidade e a concentração deste agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.

Assim, o PPP pode ser denominado como um arquivo que retrata as condições do ambiente de trabalho e revela as condições da saúde do colaborador. É com base nessas informações que o trabalhador poderá provar sua vida funcional, especialmente quando desejar requerer aposentadoria especial.

Sem o PPP, o trabalhador poderá amargar perdas irreparáveis em seu benefício previdenciário.

Mudança para 2023 

A ideia do governo era que o PPP deixasse de ser manual e se tornasse eletrônico em 2021, mas o prazo teve uma extensão. Em agosto último, o Ministério do Trabalho e Previdência decidiu adiar a implantação do PPP em meio eletrônico.

Agora, a mudança passará a valer a partir de janeiro de 2023, conforme determina a Portaria nº 1.010, de 24 de dezembro de 2021.

O PPP Eletrônico, como o próprio nome indica, será emitido exclusivamente via web, a partir das informações constantes nos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST no eSocial. O documento deverá ser preenchido para todos os segurados, independentemente do ramo de atividade da organização e da exposição a agentes nocivos.

Vale lembrar que além da mudança do PPP manual para o digital, em junho deste ano foi publicada outra Instrução – [IN nº 33], trazendo mais algumas novidades, entre elas a modificação do modelo para elaboração do PPP; o novo formulário do PPP, e os critérios para administrar e revisar os direitos dos beneficiários do INSS.

Mesmo com o PPP Digital, todas as informações constantes no PPP em meio físico precisam arquivamento. As informações do PPP eletrônico ficam disponíveis ao segurado por meio do aplicativo Meu INSS.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias