Estagiárias são suspeitas de fraude no INSS; veja o que se sabe

Operação da Polícia Federal (PF) mira duas estagiárias sobre supostas fraudes envolvendo pagamentos de benefícios do INSS

Uma história polêmica vem chocando os moradores da cidade de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. De acordo com as informações oficiais, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação nessa quinta-feira (12) sobre supostas fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

As operações envolvendo supostos golpes não são necessariamente uma novidade no país. Mas esse caso específico vem chamando a atenção dos cidadãos, porque teria sido cometido por duas estagiárias, que atuavam em uma agência da Previdência Social da cidade.

O que diz a PF

De acordo com a PF, as estagiárias em questão estavam atuando na liberação indevida de benefícios previdenciários para a contratação de empréstimos, sem qualquer tipo de conhecimento ou autorização dos titulares.

Diante das investigações, a polícia conseguiu identificar que centenas de beneficiários teriam comparecido até a agência do INSS em Maracanaú. Mas isso teria acontecido sem que eles residam nas proximidades do município.

Destaques sobre *** por e-mail

Ainda de acordo com a PF, o objetivo da organização era tratar indevidamente empréstimos consignados. Logo depois, esses saldos serão descontados diretamente nos valores dos beneficiários, que não entendiam exatamente o que tinha acontecido. 

A operação sobre o INSS

A operação realizada nessa quinta-feira (12)  cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra as suspeitas. Três desses mandados foram cumpridos na cidade onde o crime teria ocorrido. Já um outro foi realizado em Pacatuba.

Segundo os investigadores, as condutas das investigadas podem configurar crimes de organização criminosa, além de estelionato Previdenciário e inserção de dados falsos do sistema informativo do INSS. As penas para as duas estagiárias podem chegar a 30 anos de prisão para cada. 

Próximos passos

O objetivo da Operação realizada na quinta-feira (12) foi simplesmente obter informações para dar continuidade à investigação.

“As investigações continuam, com análise do material apreendido, visando a identificação dos demais membros da organização criminosa”, disse a Polícia Federal.

Descontos indevidos no INSS

Nos últimos meses, vários aposentados e pensionistas do INSS começaram a perceber que estariam registrando descontos indevidos em suas aposentadorias. Eles afirmam que os abatimentos estariam ocorrendo mesmo sem qualquer tipo de pedido de crédito consignado.

O próprio INSS já confirmou que esse tipo de conduta está sendo investigada, e que há um problema nesse sentido. Em tese, não há nada de errado na contratação do crédito consignado, mas ele só pode ser liberado com expressa autorização do segurado

Caso você esteja entre as pessoas que registraram descontos indevidos em aposentadorias, a dica é entrar em contato imediatamente com a instituição que está realizando o desconto, e solicitar a exclusão desse abatimento, e também o retorno do dinheiro perdido.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis