Ex-vereador acusado de fraudar INSS é preso em Cuiabá

Márcio Fernando Calderari tem 57 anos e é acusado de fraudar benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
- Anúncio -

Conviver com golpes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já não é uma tarefa fácil para os aposentados do país. Mas conviver com golpes realizados por autoridade políticas torna a situação ainda mais revoltante para essas pessoas.

Nesta quarta-feira (13), o ex-vereador da cidade de Campina da Lagoa, no Paraná, Márcio Fernando Calderari foi preso na cidade de Cuiabá. Ele tem 57 anos e fugiu do seu estado depois de ser condenado à prisão por integrar um esquema de fraude.

Esse esquema de golpes atingia basicamente benefícios previdenciários do INSS na cidade de Campos de Mourão, também no Paraná.

De acordo com as informações da Polícia Civil, o ex-vereador estava com a prisão decretada pela Comarca de Campina da Lagoa, e precisava cumprir 9 anos e 4 meses de prisão pelo crime de extorsão. Não cabe mais recurso para essa decisão.

Como funcionava o golpe

De acordo com a investigação, o esquema funcionava por meio da atuação de integrantes do grupo. Eles obtinham aposentadorias para trabalhadores rurais que não tinham direito ao benefício.

Logo depois de conseguir o direito de receber a quantia, esses membros se apropriavam de parte dos valores a partir da falsificação de documentos e da inserção de dados falsos no sistema da Previdência Social.

Ainda tomando como base as informações da investigação, alguns beneficiários dessa fraude estavam recebendo os benefícios de maneira irregular há pelo menos seis anos.

Ao menos até publicação desse artigo, o ex-vereador e a sua defesa como um todo não tinham se manifestado sobre essa prisão. Em caso de resposta, este artigo será atualizado. 

Crimes no INSS

Desde o início deste ano, o INSS está capitaneando uma espécie de pente-fino nas contas de usuários da previdência social. O objetivo é justamente tentar encontrar pessoas que estariam recebendo esses benefícios de maneira irregular.

Em entrevista, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi disse que milhares de pessoas que estavam recebendo os benefícios de maneira irregular já foram retirados do programa. Contudo, novas exclusões não estão descartadas.

Para não se tornar vítima de um golpe do INSS, a principal dica é evitar clicar em links que são enviados em redes sociais ou mesmo em aplicativos de troca de mensagens. É a partir desse clique que vários criminosos conseguem entrar em suas contas.

Outra dica importante é desconfiar de mensagens que garantem facilidades muito óbvias para retirar o seu benefício. Normalmente, essa é uma estratégia utilizada por criminosos para tentar enganar pessoas mais facilmente.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis