Fila do INSS: Dataprev promete reduzir tempo de espera pela metade

Em mudança na tecnologia de análise, Dataprev promete reduzir o tempo de espera para divulgar um resultado para quem está na fila do INSS
- Anúncio -

O tempo de espera para o recebimento de uma resposta para uma solicitação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá ser reduzido pela metade. Ao menos é o que está prometendo a Dataprev. Trata-se de uma empresa pública que atua na solução de tecnologia da informação e comunicação.

Na visão da Dataprev, uma nova tecnologia terá um potencial de analisar os pedidos com muito mais agilidade. O novo sistema já foi implantado e está sendo executado neste mês de julho. O presidente da empresa, Rodrigo Assumpção disse que o tempo de processamento já caiu de 96 horas para 48 horas.

“Parece pouco, mas era um momento de foco intenso aqui na casa. São 48 anos pagando pontualmente. É considerada, corretamente, a tarefa mais importante da casa”, disse ele.

“Isso libera energias nossas e do INSS, que tinha depois de aferir se tudo estava sendo feito corretamente. Libera tempo para fazer coisas até mais importantes, como análise desses dados, estudos. Que só podem ser pensados depois”, declarou Assumpção.

Presidente do INSS elogia

O presidente do INSS, Rodrigo Stefanutto também elogiou a medida, e disse que ela pode ser mais um passo para a redução do tamanho da fila de espera do INSS.

“O que está sendo mostrado hoje é mais um elemento para cuidar da fila. Para a gente, a tecnologia é indispensável. Diminuir o tempo de conferência e processamento da folha nos dá outras folgas para utilizar o tempo e energia para melhorar a vida dos brasileiros”, disse ele.

“A fila é um sintoma. A tecnologia é uma das partes mais importantes para sair da situação em que nós estamos”, afirmou.

A situação a que se refere Stefanutto não parece ser das mais simples de se resolver. Dados mais recentes divulgados pelo portal da transparência mostram que pouco mais de 1,7 milhão de pessoas estão na fila de espera do INSS. Desde o início do ano, a lista vem aumentando.

“Isso [redução no prazo de processamento da folha do INSS] é parte importantíssima da solução, porque é um pouco esse trabalho de batimento de dados, de tempo para desenvolver projetos de prova de vida, de investir em conexões com ‘gov.br’“, disse o presidente da Dataprev.

O Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) vem afirmando que poderá reduzir a fila de espera até o ponto de contar apenas com os casos de pessoas que aguardam por uma resposta até 45 dias. Ele disse que vai conseguir chegar neste ponto até dezembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis