Governo anuncia mudança no INSS na manhã desta quarta, 5
Anúncio foi feito pelo Governo Federal na manhã desta quarta-feira (5). Nova mudança poderá alterar sistemas internos do INSS nos próximos diasO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo e decidiu trocar o comando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) na manhã desta quarta-feira (5), o novo comandante da autarquia é Alessandro Antônio Stefanutto.
Ele deverá substituir Glauco André Wamburg, que estava no comando do INSS desde março deste ano de forma interina. Ele foi indicado pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), e vinha sofrendo com denúncias de supostas viagens irregulares nos últimos meses. Ele nega qualquer tipo de erro.
Alessandro, o novo presidente do INSS, chegou a atuar como coordenador-geral de Administração das procuradorias. Além disso, ele é ex-chefe da Procuradoria Federal Especializada do INSS. Ele também atuou no grupo de transição da área previdenciária no final do ano passado.
Desde março, Stefanutto ata como Diretor de Orçamento, Finanças e Logística do INSS. Deste modo, é possível afirmar que o nome do indicado não foi escolhido à toa. Trata-se de um quadro técnico com um trabalho já existente dentro do Instituto Nacional do Seguro Social.
Já nesta quarta-feira (5), poucas horas depois da confirmação da sua nomeação oficial, Stefanutto se encontrou com Carlos Lupi em Brasília. O encontro foi registrado e publicado nas redes sociais oficiais do Ministro da Previdência.
Começo o dia com o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Daqui a pouco lanço o Portal da Transparência aqui, na sede do instituto. Vamos dar total transparência aos números do INSS a partir de hoje. pic.twitter.com/OE6a0kelRu
— Carlos Lupi 🇧🇷🌹 (@CarlosLupiPDT) July 5, 2023
Fila do INSS
Stefanutto provavelmente terá muito trabalho dentro do INSS nos próximos meses. Ele assume o cargo no momento em que a fila de espera para o recebimento de benefícios previdenciários não para de crescer. Mais de 1 milhão de cidadãos estão aguardando por uma resposta da autarquia.
Boa parte destas pessoas que estão na espera são indivíduos idosos e/ou que possuem algum tipo de doença. Estas pessoas não podem esperar por muito tempo por uma ajuda. De todo modo, a prática indica que muita gente precisa esperar por vários meses em sequência até ter uma resposta.
Até aqui, o INSS vinha dizendo que a fila estava crescendo por causa do baixo número de servidores públicos, como o caso dos peritos médicos. Neste sentido, o Governo Federal autorizou a realização de um concurso público para tentar contratar mais servidores para este atendimento.
Em um curto prazo, a ideia é seguir realizando os chamados mutirões sobretudo em regiões onde a fila de espera é maior. Quem está na fila de espera, não tem outra saída a não ser aguardar até receber uma resposta do Instituto Nacional do Seguro Social.