Governo Declara Guerra às Fraudes do INSS com Ferramenta de Última Geração

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já confirmou que vai começar a testar uma nova inteligência artificial contra fraudes na autarquia
- Anúncio -

O governo federal decidiu contratar uma nova ferramenta de Inteligência Artificial. O objetivo: utilizar o supercomputador para combater fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A conta não saiu barata. De acordo com as informações oficiais, a contratação desse novo sistema de Inteligência Artificial custou cerca de 10 milhões de dólares, e vem direto de uma empresa dos Estados Unidos.

A ferramenta de inteligência artificial

Segundo as informações preliminares do INSS, o novo sistema ainda está em fase de calibração, com a coleta de informações para análise de dados.

A nova operação que prevê caçar as fraudes ainda não começou oficialmente, mas está prevista para ser testada já nesse primeiro semestre de 2025.

Inicialmente, a inteligência artificial vai analisar os dados de processamento do auxílio-doença, mas existe uma previsão de expansão para outros benefícios do INSS.

A estatal Dataprev foi a responsável pela aquisição desse novo sistema.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que a IA poderá ser necessária para comparar padrões em atestados médicos, algo que a perícia médica por si só não consegue fazer de uma forma muito abrangente. 

“A inteligência artificial é uma necessidade. O médico perito não tem um banco de dados para comparar a letra do atestado, saber se fugia do padrão. A inteligência artificial vai sendo alimentada e consegue comparar estes padrões”, disse Alessandro Stefanutto, presidente do INSS a época.

Olho nos gastos públicos do INSS

A contratação desse novo robô de Inteligência Artificial não acontece por acaso. Existe um contexto atual de críticas do mercado financeiro em relação aos gastos do governo federal com a Previdência Social

A decisão de contratar a IA, portanto, tem o objetivo de analisar o que estaria por trás do aumento das concessões do auxílio-doença. É importante destacar, por exemplo, que a revisão dos benefícios integra o pacote de corte de gastos do governo federal apresentado ainda no final do ano passado.

No texto aprovado pelo congresso nacional e sancionado pelo presidente Lula, ficou definido que existiram novas regras para a concessão de uma série de benefícios previdenciários, e a inteligência artificial vai auxiliar na fiscalização e no combate a possíveis fraudes.

Mudanças no INSS

Agentes do mercado financeiro já começam a criar uma pressão extra para que o governo federal aplique uma nova rodada de  cortes de gastos no INSS no decorrer desse ano de 2025.

Aposentados e pensionistas do INSS precisam ficar de olho no que vai acontecer nos próximos meses tanto no Planalto, como no Congresso Nacional.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis