sexta-feira,
9 de janeiro de 2026

Hipertensão dá direito a auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?

A hipertensão atinge milhões de pessoas. Será que elas oferecem direito de solicitar auxílio doença e se afastar do trabalho? Entenda

A hipertensão, conhecida popularmente por pressão alta, é uma condição na qual a força com que sangue bate contras paredes das artérias do corpo. Todavia, existem casos em que a pressão arterial pode ultrapassar bastante alta.

Quando isso acontece o caso é considerado extremamente grave e é preciso urgência para controle de danos.

De forma geral, o paciente com pressão alta não apresenta sintomas graves, mas pode fazer com que você tenha acidentes vasculares ou até doenças cardíacas em maior grau. 

As causas principais da hipertensão é uma resistência ou até endurecimento da parede dos vasos sanguíneos, mas existem fatores de risco como genética, obesidade, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de sal. 

Muitos brasileiros  sofrem com a pressão alta e têm dúvida se podem pedir auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez neste caso. Vamos esclarecer a seguir.

O que é auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício de natureza temporária cujo objetivo é auxiliar economicamente os segurados que tenham se acidentado ou contraído uma doença e precisam se ausentar do trabalho por mais de 15 dias.  

É uma segurança de que o profissional continuará a receber um valor monetário enquanto está de licença do seu trabalho. 

O que é aposentadoria por invalidez? 

Já a aposentadoria por invalidez é cabível para os casos em que o trabalhador pode ficar incapacitado por alguma enfermidade ou ficar incapacitado permanentemente. E nesta situação, o profissional não tem como exercer sua atividade e ter seus rendimentos. 

Como saber se sou hipertenso?

O diagnóstico da hipertensão nem sempre é muito fácil de detectar. Isso porque as pessoas que sofrem de pressão alta, muitas das vezes não apresentam sintomas graves.

Nos casos mais alarmantes pode ocasionar acidentes vasculares ou até mesmo doenças cardíacas em maior grau. Somente um médico poderá dar este diagnóstico com precisão.

De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, entre os idosos, a taxa de diagnóstico de hipertensão atinge 60% da população.

Afinal, quem é hipertenso pode requerer o auxílio-doença?

Por se tratar de uma enfermidade que não compromete a vida do trabalhador é um pouco difícil. 

Porém se o cidadão precisar passar por algum período de tratamento específico, onde fique claro para o INSS que o mesmo não poderá continuar exercendo suas atividades trabalhistas temporariamente, o mesmo poderá interpretar que aquele trabalhador precisa ser beneficiado pelo auxílio-doença. 

E a aposentadoria por invalidez? É possível pedir?

Cada caso é um caso. Como falamos acima, a hipertensão não é uma doença que impede que o trabalhador exerça suas atividades. Mas, dependendo da situação, o mesmo poderá, sim, requerer este benefício por invalidez.

O que indicará qual dos dois benefícios a pessoa vai receber é o grau de complicações decorrentes da doença. Desta forma, se a incapacidade for temporária é concedido o auxílio-doença, caso contrário, a pessoa é aposentada por invalidez.

O cidadão precisará passar por uma perícia do INSS antes de obter o benefício. Para agendar esta perícia é simples. Basta acessar a internet e agendar o horário pelo aplicativo MEU INSS ou ligar na central de atendimento 135.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador