quinta-feira,
4 de dezembro de 2025

IBGE decide aderir ao Concurso Nacional Unificado. Veja detalhes

IBGE decidiu que vai aderir ao Concurso Nacional Unificado, que está sendo popularmente conhecido como "Enem dos Concursos". Veja o que se sabe até aqui

- Anúncio -

Agora é oficial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu fazer parte do chamado Concurso Público Nacional Unificado (CPN), mais conhecido como “Enem dos Concursos”.

O órgão já comunicou a decisão ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Segundo as informações do Instituto, representantes já foram indicados para participarem das instâncias consultivas e deliberativas do exame.

O CPN foi dividido em oito blocos temáticos. A expectativa é que representantes do IBGE estejam presentes em dois deles:

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis
  • Bloco – Dados, Tecnologia e Informação Pública;
  • Bloco – Nível Intermediário.

A confirmação da notícia de que o IBGE vai participar do CPN foi indicada pelo próprio órgão na tarde desta quarta-feira (27). O Instituto publicou o comunicado em sua página oficial.

O concurso

Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, o Instituto deverá realizar um dos maiores concursos de toda a sua história. Ele programou a liberação de 895 vagas efetivas. Este é justamente o número que já sido tinha autorizado pelo governo federal desde o ano passado, mas que ainda não tinha sido efetivado.

“Nós acreditamos que o IBGE colaborará no êxito deste concurso unificado, pois ele cumpre a missão de democratizar o acesso às vagas federais”, disse Pochmann.

“Além de criar um processo inovador de seleção padronizada, com melhor distribuição e segurança das provas”, completou o presidente do IBGE.

Quando acontece a prova

Ainda de acordo com o presidente do IBGE, a primeira prova do concurso deve acontecer já em fevereiro de 2024, caso o Ministério da Gestão siga o atual cronograma. Os exames serão aplicados em 179 municípios de todas as regiões do país.

Ainda não há uma data exata para a publicação do edital, mas o que se sabe até aqui é que existe uma previsão de publicação até o dia 20 de dezembro deste ano.

“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o Secretário de Gestão de Pessoas do MGISP, José Celso Cardoso Jr.

“Num cenário de diminuição das capacidades estatais, a realização do Concurso Público Nacional Unificado, tem o desafio de recompor a força de trabalho dos diversos órgãos e entidades que receberam autorização para a abertura de certames em 2023″, seguiu ele.

“Além de desonerar as demais estruturas da administração pública federal e de reduzir os custos de transação para a admissão de novos servidores”, completou.

As vagas do concurso

Nível médio

  • Técnico em informações geográficas e estatísticas – 300 vagas.

Nível superior

  • Analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas – 275 vagas;
  • Tecnologista em informações geográficas e estatísticas – 312 vagas; e
  • Pesquisador em informações geográficas e estatísticas – 08 vagas.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana