Idoso é detido depois de se revoltar e quebrar vidro de agência do INSS
Caso em questão aconteceu em Teresina, no Piauí. O cidadão se revoltou com o atendimento, quebrou o vidro da agência do INSS e foi detidoUm idoso de 78 anos de idade se revoltou dentro de uma agência de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quebrou um vidro e precisou ser detido por agentes da polícia militar. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), na cidade de Teresina, capital do Piauí.
Segundo informações da Polícia Militar, a revolta se deu porque o idoso tinha acabado de ser informado que teve o seu benefício suspenso. Ele se revoltou com a notícia e acabou descontando no vidro da agência, que fica localizada rua Aerolino de Abreu, no centro da cidade.
Em nota, a assessoria de comunicação do INSS no Piauí disse que o benefício que foi suspenso não tinha caráter previdenciário, e sim assistencial. Eles não deram mais detalhes, mas afirmaram que o saldo não é gerido pela Previdência Social.
De todo modo, o INSS também explicou que o benefício que o cidadão deixou de receber estava apenas com a situação suspensa. Bastava apenas que realizasse uma prova de vida para que ele voltasse a receber o dinheiro de maneira regular.
Como o INSS é ligado ao Governo Federal, agentes da Polícia Federal (PF) tiveram que entrar no assunto. O idoso que quebrou a parede de vidro da agência vai ter que responder por depredação do patrimônio público federal.
Agências do INSS não abrem hoje
Nesta sexta-feira (28), as agências do INSS estão fechadas em todo o país. Isso porque hoje é hoje é o ponto facultativo do Servidor Público. Assim, não há previsão de atendimentos presenciais em nenhum local do Brasil.
É fato que alguns estados do país decidiram adiar o feriado do Dia do Servidor Público. Contudo, como os servidores do INSS são federais, a folga deles é nesta sexta-feira (28) mesmo. Assim, as agência permanecerão fechadas hoje.
Segundo o Instituto, as agências voltarão a funcionar normalmente a partir da próxima segunda-feira (31). De todo modo, vale lembrar que já na próxima semana, mais uma pausa está confirmada: a do dia 2 de novembro, que é feriado do Dia de Finados.
Precisa resolver algo no sistema do INSS? Não precisa se preocupar. Mesmo com as agências fechadas, o cidadão consegue realizar uma série de ações através do número 135 e também pelos canais oficiais do INSS.
No dia 2 de novembro, a central por telefone não funcionará porque diferente do Dia do Servidor, que funciona em sistema de ponto facultativo, o Dia de Finados é um feriado nacional.