INSS 2025: Sua aposentadoria por invalidez pode ser revisada? Entenda!
Alguns segurados precisam se preparar porque o INSS já está se preparando para revisar uma série de benefícios de aposentadoria por invalidez. EntendaO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve iniciar em 2025 uma nova rodada de revisões nas chamadas aposentadorias por incapacidade permanente, conhecida popularmente como aposentadoria por invalidez. A expectativa é de que mais de 802 mil aposentados sejam revisados.
A medida, que é prevista em lei, tem o objetivo de garantir que os benefícios sejam concedidos apenas aos segurados que realmente precisam da quantia.
Quem será convocado para a revisão do INSS?
De acordo com as informações oficiais, a revisão em questão será direcionada aos beneficiários que ainda não passaram por perícia médica no decorrer dos últimos 24 meses, ou seja, dois anos.
A ideia do governo federal com essa medida é entender se a incapacidade que motivou a concessão do benefício ainda existe.
O sistema de convocação vai ocorrer por meio de diferentes canais, mas todos eles são oficiais. Você pode receber a mensagem através de bancos, do aplicativo do Meu INSS, de carta, de SMS ou mesmo pelo Diário Oficial da União (DOU).
O motivo da revisão do INSS
Na avaliação do governo federal, essa revisão poderá economizar até R$ 10 bilhões com a cancelamento do pagamento de benefícios indevidos.
Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, essa medida seria necessária para garantir que os recursos sejam destinados apenas aos segurados que realmente precisam.
“A lei manda fazer, e eu cumpro a lei”, afirmou o presidente.
Como se preparar para a revisão do INSS?
Para evitar possíveis transtornos, a dica aos beneficiários convocados para a perícia médica é se preparar com antecedência. Por isso, desde já, é importante reunir todos os documentos que comprovam a sua incapacidade, como laudos médicos, exames e até mesmo receitas.
Se preferir, o cidadão pode até mesmo procurar um advogado especializado em direito previdenciário para auxiliar nesse processo da melhor maneira possível.
O que acontece depois da perícia?
Logo depois da realização da perícia, o Instituto Nacional do Seguro Social vai emitir um laudo médico que indicará se o benefício deve ser mantido, cessado ou reavaliado em um determinado prazo.
Mesmo os segurados que tenham o benefício cessado, terão assegurado o direito à interposição de recurso.
O calendário
Oficialmente, a data de início das convocações para revisões do INSS ainda não foi divulgada pelo governo federal. Contudo, informações de bastidores indicam que o processo deve ser iniciado ainda no primeiro semestre.
A expectativa é de que o Ministério da Previdência e o INSS publiquem as regras detalhadas da revisão antes do início das convocações. Assim, o cidadão poderá se preparar da melhor maneira possível.