INSS admite descontos indevidos para estes segurados; você foi prejudicado?

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) admitiu que alguns segurados tiveram descontos indevidos em suas aposentadorias nos últimos meses. Veja o que se sabe

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) admitiu que milhares de segurados tiveram descontos indevidos em suas aposentadorias nos últimos meses. De acordo com o órgão, a estimativa é que entidades suspeitas de fraude tenham descontado ao menos R$ 45 milhões diretamente da folha de pagamentos dos aposentados.

O número considera os descontos indevidos que teriam sido realizados desde janeiro do ano passado. O INSS chegou a esse montante através de uma auditoria realizada e enviada à Polícia Federal (PF) e à Controladoria-Geral da União (CGU).

Mas vale lembrar que os R$ 45 milhões apontados nesse documento se tratam apenas tem uma estimativa. No mesmo ofício, a autarquia indica que é provável que a quantidade de dinheiro descontado indevidamente por essas instituições seja maior.

“Reitera-se, contudo, que os valores representativos do total dos descontos não autorizados pelos beneficiários podem ser ainda maiores, a depender de quando o beneficiário identifica o desconto indevido no extrato do benefício previdenciário e a solicitação da exclusão do desconto é efetivada pelo INSS”, diz a auditoria.

Entidades suspeitas

Destaques sobre *** por e-mail

Segundo as informações oficiais, ao menos 9 entidades foram flagradas na auditoria. Essas empresas teriam efetuado descontos indevidos sem terem em mãos nenhum tipo de “prova consistente” de que seus associados realmente teriam se filiado a elas.

“Considerando os descontos identificados, a regularidade da consignação não foi comprovada quanto à apresentação dos documentos para 55% da amostra”, afirma a auditoria do INSS.

Descontos indevidos do INSS

Em tese, não há nada de errado em ter um desconto na aposentadoria do INSS. Contudo, esse abatimento da folha de pagamentos, precisa ser previamente autorizado pelo segurado. Caso contrário, a entidade não vai poder fazer esse tipo de procedimento.

No entanto, nos últimos meses milhares de aposentados usaram as suas redes sociais para dizer que começaram a perceber abatimentos no extrato de pagamento, sem que tenham realizado a solicitação de nenhuma entrada em entidades.

Diante dessa repercussão, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu abrir um procedimento de investigação para entender o que estava acontecendo. A Polícia Federal (PF) também investiga as entidades para saber se existe algum crime sendo cometido neste momento.

Caso você venha registrando abatimentos indevidos em sua conta do Instituo Nacional, saiba que não é preciso esperar pela conclusão das investigações.

Em todos os casos, é possível cancelar o desconto entrando em contato com a instituição que está realizando o abatimento. Além do cancelamento, o cidadão também pode solicitar a devolução do dinheiro que teria sido indevidamente abatido.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis