O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou quatro milhões de beneficiários na última sexta-feira, dia 25, sobre a necessidade de realizar a Prova de Vida. O procedimento é obrigatório e deve ser concluído em até 30 dias a partir da data da notificação para que os pagamentos não sejam bloqueados.
O aviso foi direcionado apenas aos segurados cuja Prova de Vida não pôde ser realizada automaticamente pelo sistema do INSS, que utiliza o cruzamento de dados de órgãos públicos para fazer a comprovação de forma proativa. O INSS informou que cerca de 80% dos beneficiários tiveram a prova de vida feita automaticamente.
A notificação sobre a pendência foi enviada por meio do extrato bancário emitido pelo banco responsável pelo pagamento do benefício.
Ameaça de interrupção da folha de pagamento
A convocação massiva para a Prova de Vida ocorre em um momento delicado para a autarquia. O INSS informou internamente que a falta de recursos orçamentários pode levar à interrupção do processamento da folha de pagamento de benefícios.
Embora o Instituto não tenha detalhado o impacto imediato sobre os depósitos, a notícia gerou apreensão entre os segurados, reforçando a urgência em regularizar qualquer pendência, como a Prova de Vida, para evitar problemas adicionais no recebimento.
Prova de Vida Digital
A forma mais prática e segura de realizar o procedimento é por meio da biometria facial utilizando o aplicativo oficial do governo, o Meu INSS, em parceria com o aplicativo Gov.br. Essa modalidade, disponível para quem recebeu a notificação, utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para comprovar que o beneficiário está vivo.
Para utilizar a biometria facial, o segurado deve possuir:
- Conta no portal Gov.br (nível prata ou ouro).
- Cadastro biométrico na Justiça Eleitoral (TSE) ou a biometria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) registrada nas bases do governo federal.
Passo a Passo da Biometria Facial:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e faça login.
- Siga as instruções para o reconhecimento facial, que o direcionará para o aplicativo Gov.br.
- No aplicativo Gov.br, autorize o uso da câmera e siga as orientações para capturar a imagem do rosto.
- Após a validação, o status no Meu INSS será atualizado, e a Prova de Vida será concluída sem que o segurado precise sair de casa.
Outras formas de comprovação
Se a biometria facial não for uma opção, o beneficiário pode:
- Pelo Banco (on-line ou presencial): Alguns bancos conveniados oferecem a opção de realizar a Prova de Vida diretamente pelo aplicativo ou site. Além disso, o procedimento pode ser feito nos terminais de autoatendimento (caixa eletrônico), usando a leitura biométrica, se esta já estiver cadastrada na instituição. Caso contrário, o beneficiário pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.
Alerta de Golpe
Dessa forma, o INSS reforça o alerta contra fraudes e esclarece que não entra em contato com os beneficiários para solicitar o procedimento ou ameaçar o bloqueio.
“Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.
Além disso, o INSS não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a Prova de Vida”, afirmou o Instituto, orientando os segurados a desconfiarem de qualquer contato suspeito.
