INSS: análise de pedidos tem prazo máximo de 90 dias

A demora excessiva em dar uma resposta pode gerar ação de danos morais

A burocracia da Previdência Social é desgastante para o segurado e possui diversas falhas. A demora na análise do INSS é um dos principais problemas. 

Por vezes, os segurados encontraram dificuldades ao dar entrada no processo de aposentadoria ou requerimento de benefícios. Principalmente, enquanto aguardam a resposta.

A demora nos resultados é extremamente desanimadora e prejudicial a quem busca o benefício previdenciário

Todavia, fique sabendo que os pedidos de análise para o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social  não podem ultrapassar 90 dias sem resposta. 

Quem cumpriu os requisitos para se aposentar e pretende dar entrada no pedido deve ficar atento, pois quando o INSS comete excessos e demora na resposta, é possível mover uma ação na justiça para reclamar os direitos.

Destaques sobre *** por e-mail

Quando a tolerância colocada pela lei, no caso de 90 dias, é desrespeitada, o beneficiário pode solicitar, por exemplo, um mandado de segurança, para mostrar à justiça que o INSS ultrapassou o prazo e pode ser obrigado a responder. 

Caso a pessoa protocole o pedido e passe um ano sem resposta, pode acarretar em dano moral reconhecido pela justiça.

Outras situações de atenção

Para aposentados que já possuem o benefício, é importante estarem vigilantes com o assédio excessivo, que acontece após o vazamento de dados e da informação que alguém se aposentou. 

Essas pessoas passam a ser assediadas por marketing de instituições financeiras oferecendo empréstimos e alguns chegam a receber de dez a 15 ligações todos os dias. 

Isso acontece devido ao vazamento de dados pelo INSS e também tem justificado indenização de danos morais.

Para quem está aposentado há mais tempo, existem situações em que é possível citar o INSS na Justiça. Elas se consolidam quando alguém tem o benefício suspenso, seja por suspeita de fraude, ou por estar morto. 

Neste caso é necessário oferecer provas de que a fraude não foi cometida e de que a pessoa está viva. Isso é possível com apresentação de documentos complementares que tirem dúvidas. No entanto, o transtorno de perder a fonte de renda e de alimento é passível de processo.

Quando o aposentado começa a receber descontos de um empréstimo que não fez ou de algum financiamento que autorizou, mas sem ter verdadeiro conhecimento, também é possível procurar um apoio jurídico para mover um processo de danos morais. 

Se uma pessoa solicita diversas vezes o benefício, e o INSS nega várias vezes, de maneira que o contribuinte se sinta lesado, também pode recorrer com uma ação na Justiça. 

Principais motivos da demora na análise do INSS

Por vezes, a demora na análise das solicitações gera ansiedade e desespero. Dentre os principais motivos do atraso dos resultados do INSS estão:

  1.  Redução no quadro de servidores do INSS;
  2.  Problemas no funcionamento do sistema MEU INSS;
  3.  Falta de acessibilidade aos usuários;
  4.  Falha nas informações do segurado (CNIS);
  5.  Problemas com a documentação.

Demora do INSS gera dano moral?

Sim. A demora excessiva do INSS para analisar ou, ainda, implantar o benefício já concedido, seja na via administrativa, seja por meio de decisão judicial, pode gerar dano moral, obrigando o INSS a compensar monetariamente o segurado.

 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis