INSS anunciou inclusão no Concurso Público Nacional Unificado
A quantidade de vagas disponíveis passou de 3.352 para 3.652, resultando em 300 novas oportunidades para cargo de Analista do Seguro SocialO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou sua inclusão na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), aumentando o número de instituições participantes de 35 para 36.
Com isso, a quantidade total de vagas disponíveis passou de 3.352 para 3.652, resultando em 300 novas oportunidades para o cargo de Analista do Seguro Social, que exige formação superior.
Além da inclusão do INSS entre os órgãos que participam do concurso, ocorreu uma atualização nos nomes de alguns cargos na Funarte e no Ibram.
Este concurso também trará vagas para as novas carreiras transversais do governo federal: Analista Técnico de Justiça e Defesa, além de Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.
O CNU 2025 foi anunciado em abril pela ministra Esther Dweck, que divulgou que o edital será publicado em julho, enquanto as provas estão agendadas para ocorrer em duas fases, em outubro e dezembro. (Consulte o cronograma no final da reportagem)
Conhecido como o “Enem dos concursos”, esse processo, lançado no ano anterior, transformou a seleção de servidores públicos ao unificar a concorrência por vagas em diferentes órgãos federais em uma única prova. Cerca de 1 milhão de candidatos se inscreveram na edição inaugural.
Agora, os participantes poderão mais uma vez efetuar uma única inscrição para tentar vagas em múltiplos órgãos públicos, organizando suas preferências ao se cadastrar.
Mais de 3 mil vagas disponíveis
Das vagas totais, 3.144 são para candidatos com formação de nível superior, enquanto 508 são destinadas a quem possui nível médio.
O governo também comunicou que 2.480 dessas posições são para contratação imediata, enquanto 1.172 estão previstas para formar um cadastro de reserva, com expectativa de convocação em breve após a confirmação dos resultados.
A maioria das vagas se concentra em instituições localizadas em Brasília (DF), mas também existem oportunidades em outros estados:
- 315 vagas no Rio de Janeiro (incluindo órgãos como INTO, INC, INCA e Biblioteca Nacional),
- 65 vagas em São Paulo (na Fundacentro),
- 66 vagas no Pará (no Instituto Evandro Chagas e no Centro Nacional de Primatas) e
- 20 vagas em Pernambuco (na Fundação Joaquim Nabuco).