INSS tem benefícios para autistas, saiba quais e como pedir!
Os grupos que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), também chamados como autistas, também podem ser beneficiados com programas que foram criados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Um deles é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que tem o valor de um salário mínimo e é destinado aos brasileiros que não estão trabalhando com a carteira de trabalho assinada e não são servidores públicos. Em suma, um dos requisitos para ser beneficiado com o BPC é de estar inscrito no Cadastro Único. A renda máxima que cada indivíduo que mora junto ao autista pode ter por pessoa é de apenas um quarto de salário mínimo.
Os autistas também possuem direitos que estão além do INSS como a possibilidade de ter a carteira nacional de habilitação especial que permite estacionar o carro em vagas especiais. Além disso, é possível conseguir mais de 30% de desconto na compra de carros novos devido ao desconto de impostos caso haja a comprovação do autismo através dos laudos, o mesmo vale para quem atua como MEI, microempreendedor individual, que pode faturar o valor máximo de até R$ 81 mil por ano e contratar apenas um colaborador.
INSS: Sinais de autismo
- Dificuldade no aprendizado quando se trata de aprender a ler e contar.
- Não manter o contato visual por muito tempo, o que leva os pais a pensarem que a criança pode ser apenas tímida.
- Não gostar ou não ter interesse em fazer amizades, sendo uma pessoa que prefere ficar sozinha.
- Ter dificuldades em trabalhar em grupos.
- Se sentir incomodado com a aparição de sons altos.
- Não responder quando um adulto ou outra criança o chama pelo nome.
- Ter sintomas como ansiedade ou depressão.
- Se arranhar ou ter atitudes que sejam repetitivas quando se está nervoso.