INSS: calculadora permite saber qual será o valor da aposentadoria

Programa disponibilizado pelo INSS torna possível o segurado simular o quanto irá receber quando se aposentar
- Anúncios -

As novas regras para a aposentadoria estão em vigência desde novembro de 2019. São as chamadas regras de transição da Reforma da Previdência do INSS.

Com as novas informações, muitos segurados ficaram surpresos. O impacto das mudanças foi muito negativo para os segurados que estavam prestes a se aposentar.

- Anúncios -

Além disso, sem saber o cálculo das novas regras de transição, os segurados acabaram por se confundir quanto ao tempo e valores a receber em relação à aposentadoria.

Para facilitar um pouco as coisas, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza uma calculadora digital que ajuda o segurado a ter uma ideia de quanto será o valor da sua aposentadoria.

Saiba o que é a calculadora do INSS

Destaques sobre *** por e-mail

A calculadora digital, como o próprio nome já indica, é um programa que efetua o cálculo do valor que o segurado irá receber no momento em que o INSS libera o seu benefício .

Este cálculo é feito a partir das informações do trabalhador que estão na base de dados do próprio INSS.

Contudo, é importante que o segurado fique atento, a calculadora não garante a aposentadoria e nem informa o valor exato de quanto o futuro aposentado irá receber.

Isso acontece por causa de alguns motivos, entre eles estão a possibilidade de existir algum dado incorreto ou alguma contribuição que não foi levada em consideração pelo Instituto.

Apesar de tais observações, a calculadora pode ajudar bastante o segurado a ter uma noção de quanto irá receber, por isso, continua sendo útil.

 

Como fazer a simulação?

Para quem quer simular o valor da aposentadoria, é só seguir os seguintes passos:

  • Primeiramente é preciso entrar no aplicativo “meu INSS”; o aplicativo está disponível para Android na Play Store e para iOS na App Store;
  • Após entrar no aplicativo clique em: “Do que você precisa?” e, em seguida, escreva “simular aposentadoria”;
  • O próximo passo é conferir os seus dados. Caso seja necessário alterar algun(s) dele(s) é só clicar no lápis; após isso, clique em “Recalcular”;
  • Depois desse processo será dado um resultado. Com ele você pode clicar em “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.

 

Lembrando: o resultado que é fornecido pela calculadora não dá direito à aposentadoria e não é necessariamente exato sempre.

Por isso, após a consulta, para ter uma ideia mais precisa sobre a sua aposentadoria é aconselhável consultar um advogado que seja especialista em direito previdenciário.

 

E aí, gostou dessa matéria? Se ela te ajudou, compartilhe com amigos e familiares.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis