INSS começa a usar Inteligência Artificial HOJE. Veja o que muda

Sistema de Inteligência Artificial do INSS consiste em um robô desenvolvido pela Dataprev. Veja o que muda, de acordo com a autarquia
- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a usar nesta segunda-feira (15), um novo sistema de Inteligência Artificial. O processo visa ajudar no combate a fraudes no processo de seleção do benefício por incapacidade temporária, mais conhecido como auxílio-doença.

O auxílio-doença é um famoso benefício de caráter previdenciário, pago para os trabalhadores que precisam se ausentar do trabalho por mais de 15 dias, por motivo de doença. Para ter acesso ao dinheiro, é preciso comprovar que está doente, seja por meio de atestado, ou de perícia médica.

A inteligência artificial

Ao inserir o sistema de inteligência artificial, o INSS espera contar com o apoio de um robô desenvolvido pela Dataprev. Na avaliação do Instituto, ele poderá identificar com mais facilidade as tentativas de fraudes no sistema.

Para além disso, o Instituto também projeta que o uso da inteligência artificial poderá ajudar na diminuição da fila de espera, e também do tempo médio para o recebimento de uma resposta aos pedidos feitos por cidadãos.

Segundo o Instituto, o robô conseguirá identificar erros em atestados quando o documento:

  • é elaborado por uma pessoa que não possui habilitação para a emissão do documento;
  • o seu conteúdo não é verdadeiro, ainda que subscrito por profissional habilitado;
  • fica comprovado que o documento foi adulterado; embora o atestado seja legítimo.

“A inteligência artificial é uma necessidade. O médico perito não tinha um banco de dados para comparar a letra do atestado, saber se fugia do padrão. A inteligência artificial vai sendo alimentada e consegue comparar estes padrões”, disse o presidente do INSS à CNN Brasil no final do ano passado.

Fila de espera do INSS segue

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou de completar o seu primeiro ano do terceiro mandato. Nos últimos 12 meses, ele conseguiu entregar boa parte das suas promessas, mas outros pontos ainda não foram cumpridos, como é o caso do fim da fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A lista de espera é uma espécie de fila virtual que reúne os nomes das pessoas que deram entrada em um benefício previdenciário e que seguem esperando por uma resposta. Estima-se que mais de 1 milhão de brasileiros estejam nesta situação.

Durante a campanha presidencial de 2022, o presidente Lula prometeu que acabaria com esta fila de espera. No ano passado, o seu ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), também indicou que conseguiria acabar com a lista até o final de 2023. Mas o fato é que ele não conseguiu cumprir o prometido.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis