INSS: como posso provar que estou vivo e não perder benefício?

A autarquia, periodicamente, realiza a prova de vida do segurado. Entenda
- Anúncio -

Anualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza a chamada prova de vida de todos os seus aposentados e pensionistas. Esta prática tem o objetivo de detectar fraudes no órgão.

Como avanço da tecnologia, não é mais necessário ir até uma agência do INSS para fazer o procedimento. Esse pode ser realizado pelo celular ou computador, através de alguns aplicativos. É chamada de prova de vida digital.

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida é o principal mecanismo utilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar fraudes no recebimento de benefícios previdenciários. 

Todos os anos, milhões de aposentados e pensionistas devem fazer o procedimento para que os pagamentos não sejam suspensos.

Mudanças em 2022

Em fevereiro deste ano, o Governo Federal alterou o procedimento para a comprovação de vida dos segurados.

O procedimento passou a ser feito por meio do cruzamento entre as bases de dados dos governos federal, estaduais e municipais, e de instituições privadas.

Por exemplo, registro de vacinação, consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS), emissão de passaporte, carteira de identidade ou de habilitação, atualização no Cadastro Único serão usados pelo INSS para comprovar que o beneficiário está vivo.

Como fazer a Prova de Vida no aplicativo gov.br?

Nos casos em que não se mostrar possível a realização da comprovação de vida pelo cruzamento de dados, esta será realizada preferencialmente por atendimento eletrônico e utilizando biometria ou outro meio definido pelo INSS que assegure a identificação do segurado.

Todos os aposentados e pensionistas devem realizar a Prova de Vida digital. Um dos meios é pelo aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. 

Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:

  1. Acesse o aplicativo Gov.br;
  2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, criar uma;
  3. Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
  4. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
  5. Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
  8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
  9. Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis