INSS deve anunciar GRANDE NOTÍCIA neste semestre. Confira

De acordo com informações de bastidores, governo federal deverá anunciar uma grande notícia para aposentados do INSS
- Anúncio -

Dentro de mais algumas semanas, o governo federal deverá anunciar uma grande notícia para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao menos é o que apontam informações de bastidores.

Segundo notícias veiculadas na imprensa, membros do governo federal estão realizando uma roda de conversas com representantes dos ministérios para criar uma espécie de “lista de boas notícias” para divulgação no decorrer dos próximos meses.

O caso do INSS

No caso do INSS, a suposta boa notícia será a redução do tempo de espera para entrada no Instituto. O Ministério da Previdência acredita que vai conseguir apresentar um bom resultado neste sentido dentro de mais algumas semanas.

Hoje, existe uma lei que indica um tempo máximo de 45 dias de espera para uma resposta do INSS. Isso significa que quando o cidadão faz um pedido de entrada em um benefício, ele precisa receber uma resposta em até 45 dias.

Mas na prática, a situação é diferente. Dados oficiais divulgados pelo Portal da Transparência Previdenciária mostram que a média atual de espera é muito maior do que este limite exigido. Em alguns casos, o cidadão precisa espera mais de um ano para obter uma resposta.

Este número médio vem caindo, e recentemente o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) chegou a prometer que vai conseguir alcançar a meta exigida em lei até o final deste ano de 2024.

A grande aposta do governo é para que o Plano de Enfrentamento à Fila de Espera comece a surtir efeito. Este é o sistema que concede bônus aos servidores que analisam mais casos de pedidos de entrada no INSS.

Além disso, o Instituto deverá dobrar a aposta na Inteligência Artificial, para tentar fazer com que um mecanismo digital consiga aprovar ou reprovar pedidos de entrada no sistema da autarquia com um pouco mais de agilidade.

Problema com o orçamento

Mas há um problema nesta questão. Explica-se: ao acelerar o processo de atendimento do INSS, o governo federal aumenta a quantidade de pessoas que podem receber benefícios, e isso acaba causando um peso maior no orçamento.

No final das contas, há um dilema para o governo federal. Reduzir a fila e comprometer o orçamento, ou manter o orçamento e não reduzir a fila de espera do INSS.

Até aqui, o que se sabe é que o governo vai dobrar a aposta na redução da fila do INSS, por considerar que este é um assunto mais popular neste ano eleitoral.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis