Milhares de brasileiros têm um prazo muito importante se encerrando na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, para a retirada dos valores referentes ao benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A movimentação financeira é intensa no início do mês, especialmente para os segurados que aguardam o montante máximo, que pode alcançar R$ 8.157,41, recurso que é fundamental para o planejamento das despesas de fim de ano.
Com a aproximação da data-limite, a atenção ao cronograma torna-se imperativa. O acompanhamento cuidadoso é a chave para assegurar o recebimento integral da quantia devida, o que inclui, para alguns, a última parcela do 13º salário.
Quem está apto a receber benefícios do INSS?
Podem receber:
- Aposentados por tempo de contribuição ou por idade que mantiveram contribuições em valores máximos.
- Beneficiários de auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade, entre outros, caso o cálculo do seu benefício atinja o limite máximo.
- Segurados que optaram por contribuir sempre com o valor máximo permitido no Regime Geral de Previdência Social.
Este valor máximo pago pelo órgão é reajustado anualmente para acompanhar o índice de aumento dos benefícios acima do salário mínimo. Esta medida visa proteger o poder de compra de aposentados e pensionistas, mitigando os efeitos da inflação ao longo do tempo.
Calendário de pagamentos do INSS de dezembro
O critério de pagamento do INSS para determinar a data exata do crédito não é o número do CPF, mas sim o número final do benefício (NB), que antecede o dígito verificador. Este é o dado que o segurado deve checar para saber a data de seu recebimento.
O cronograma estabelece que, até o dia 5 de dezembro, todos os beneficiários, inclusive os que possuem direito ao teto, terão seus respectivos valores creditados.
Datas para quem recebe até um salário mínimo
- Final 1: 24/11
- Final 2: 25/11
- Final 3: 26/11
- Final 4: 27/11
- Final 5: 28/11
- Final 6: 01/12
- Final 7: 02/12
- Final 8: 03/12
- Final 9: 04/12
- Final 0: 05/12
Datas para quem recebe acima do salário mínimo
- Final 1 e 6: 01/12
- Final 2 e 7: 02/12
- Final 3 e 8: 03/12
- Final 4 e 9: 04/12
- Final 5 e 0: 05/12
Importância da última parcela do 13º salário
Além da renda mensal, o mês de dezembro é marcado pela liberação da parcela final do 13º salário. Esse pagamento é destinado àqueles segurados que não tiveram a antecipação creditada entre abril e junho.
Têm direito a esta parcela: aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-reclusão, salário-maternidade ou pensão por morte que tiveram o benefício ativo após o período da antecipação.
Como consultar valores e datas de recebimento
A transparência e o acesso à informação são garantidos ao segurado através de canais oficiais do INSS:
- Portal e Aplicativo Meu INSS: Acesse a plataforma digital e utilize o login da conta Gov.br. A informação sobre valores disponíveis e a data de liberação do pagamento está acessível no menu “Meu Extrato”.
- Telefone 135: Para quem prefere a comunicação por voz, o atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário apenas fornecer o número do CPF e outros dados pessoais para obter as informações.