INSS em choque: conheça o aposentado mais duradouro do mundo

INSS revelou nesta semana detalhes sobre o brasileiro que é considerado o aposentado mais duradouro do planeta. Números vão te surpreender
- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou no início dessa semana detalhes sobre o homem que é considerado o segurado mais velho de toda a previdência social. Os números chamaram a atenção das redes sociais.

O nome do cidadão é João Marinho Neto. Ele tem 112 anos, mora na cidade que Apuiarés, localizada no Ceará, a 250 Km da capital Fortaleza. De acordo com a autarquia, ele recebe aposentadoria a nada menos do que 46 anos.

Os números sobre o homem mais velho do mundo  foram divulgados em um contexto de celebração do aniversário da Previdência Social, que completa 102 anos na próxima sexta-feira (24). 

“Com uma década a mais que a própria Previdência, ele foi reconhecido pelo Guiness Book como o homem mais velho do mundo, e usufruiu do direito conquistado quando tinha 66 anos”, afirma o INSS em nota.

Marinho Neto

Até pouco tempo atrás, Marinho Neto já era reconhecido oficialmente como homem mais velho de toda a América Latina. Mas ele herdou o primeiro lugar mundial depois do falecimento de um britânico, que tinha a mesma idade, em novembro do ano passado.

Atualmente, ele reside em uma casa que abriga outros 11 idosos, também no Ceará. Marinho Neto nasceu no dia 5 de outubro de 1912, na cidade de Maranguape, e trabalhou no meio rural durante toda sua vida.

Ao todo, ele tem 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos. O benefício que ele recebe desde 1978 é a aposentadoria de empregador rural, que atualmente tem outra denominação, e tem outros requisitos.

Um dado curioso revelado pelo INSS é que a cidade em que esse idoso reside atualmente não conta com nenhuma agência da Previdência Social.

Prova de vida do INSS

O fato é que nem Marinho Neto, e nem qualquer outro segurado do INSS, precisa se preocupar neste momento em realizar a prova de vida. Esse é o procedimento exigido todos os anos para que o cidadão comprove que está vivo, e siga recebendo seu benefício previdenciário.

Nessa semana, o INSS publicou uma portaria estendendo a suspensão dos cancelamentos de benefícios previdenciários por conta da falta de prova de vida. Essa regra já estava valendo desde o ano passado, e vai seguir valendo por pelo menos mais seis meses em 2025.

Isso quer dizer que, independente da sua idade e do local onde você vive, você não vai perder o benefício por falta da realização da prova de vida. A medida, aliás, poderá ser estendida por mais seis meses.

Seja como for, se você não quer arriscar, poderá realizar a prova de vida na mesma agência bancária em que você está acostumado a receber o seu benefício previdenciário.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis