INSS entra em greve geral por tempo indeterminado; veja quem será impactado
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram entrar em greve geral por tempo indeterminado. Veja quem será impactadoServidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), decidiram entrar em greve geral nesta semana. Os trabalhadores reivindicam uma série de pontos com recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.
A Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps já tinha notificado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a possibilidade de paralisação ainda na última semana.
Agora a paralisação foi aprovada por meio de um plenário Nacional realizado no último sábado (13).
“Em vez de apresentar proposta nova que fortaleça a carreira do Seguro Social, (o governo) piora com o alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e pela criação de gratificação de atividade”, disse a Federação.
As reivindicações
A lista de reivindicações dos Servidores do INSS também foi divulgada pelos trabalhadores. Veja abaixo:
- recomposição das perdas salariais;
- reestruturação das carreiras;
- cumprimento do acordo de greve de 2022;
- reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado;
- nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social;
- incorporação de gratificações;
- jornada de trabalho de 30 horas para todos;
- cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei;
- revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho;
- estabelecimento de programa de gestão de desempenho;
- condições de trabalho e direitos do trabalho para todos, independente da modalidade de trabalho;
- fim do assédio moral institucional;
- reestruturação dos serviços previdenciários.
Orientação do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu responder aos servidores orientando que os funcionários poderão ter o dia de trabalho descontado, caso faltem ao trabalho por conta da greve. O documento que indica essa ordem foi assinado na segunda-feira (15) pelo diretor de gestão de pessoas do INSS, Roberto Carneiro.
“Os titulares de Gestão de Pessoas devem incluir o Código 0065 (Falta por Motivo de Greve), no Módulo de Afastamento do SIGEPE, além de promover, até o último dia do fechamento da folha de pagamento, o desconto proporcional relativo ao dia não trabalhado, por motivo de greve”, disse ele.
A situação da greve
Seguindo informações da Federação, nesse momento pelo menos 82 agências do INSS estão de portas fechadas em ao menos 17 estados do país. Todas as regiões registram fechamento de agências nesse momento.
O INSS lembra que o cidadão que precisa realizar algum tipo de serviço no Instituto, pode tentar realizar o procedimento de maneira remota através do app do meu INSS. Uma outra opção é entrar em contato com a previdência através do número 135, que está funcionando normalmente agora, segundo a autarquia.