Quem precisa de um atendimento presencial em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta sexta-feira (31), certamente vai encontrar problemas. Isso porque nenhuma agência da autarquia está aberta hoje.
Há um motivo para isso. De acordo com o Ministério da Previdência, os postos presenciais estão fechados desde a quinta-feira (30) por causa do ponto facultativo do Dia de Corpus Christi, considerado um feriado em boa parte das cidades brasileiras.
Mesmo que no seu município a prefeitura não tenha concedido o feriado de Corpus Christi, o fato é que as agências do INSS seguem fechadas. Trata-se de um normativo federal válido para a quinta-feira (30), e também para a sexta-feira (31).
Quando o INSS volta?
Mas afinal de contas, quando as agências do INSS voltam a abrir? Ainda tomando como base as informações do Ministério da Previdência, as agências devem ser reabertas a partir da próxima segunda-feira (3), ou seja, o próximo dia útil.
Importante notar que é justamente a partir do próximo dia 3 que o INSS inicia os pagamentos das aposentadorias de maio para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional de R$ 1.412.
Também a partir da próxima segunda-feira (3), o INSS vai seguir com os pagamentos da segunda parcela do 13º salário para boa parte dos seus segurados. Não é preciso realizar nenhuma solicitação para receber o saldo, já que o repasse é feito de maneira automática.
E o que fazer até lá?
Se você tem alguma pendência para resolver com o INSS, e este problema precisa ser resolvido antes da segunda-feira (3), saiba que a grande maioria dos serviços seguem funcionando normalmente através do site ou app do Meu INSS.
Por este sistema, o cidadão consegue realizar uma série de serviços como o agendamento de uma visita, a consulta de valores, a visualização de consignados e até mesmo a solicitação de algum benefício. O indivíduo também pode falar com um atendente humano.
Feriado no Brasil
Abaixo, você pode conferir a lista completo de feriados e pontos facultativos que foram definidos pelo governo federal para este ano de 2024:
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional);
- 12 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo);
- 13 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo);
- 14 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
- 29 de março: Paixão de Cristo (feriado nacional);
- 21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
- 30 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo);
- 31 de maio: ponto facultativo;
- 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo);
- 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
- 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
- 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
- 24 de dezembro: Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h);
- 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).
- 31 de dezembro: Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).