INSS pagará revisão de auxílios por incapacidade em maio

De acordo com o que foi informado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é estimado que ao menos 11 mil pessoas que estejam esperando receber auxílio doença ou incapacidade  possam receber o valor somente no mês de maio.  A instituição argumenta que o programa faz parte do artigo 29 que também prevê a alteração de benefícios de acordo com a quantidade de meses que foram pagos.  A distribuição do valor deve contar com a aprovação do Ministério Público Federal.

Em suma, o valor deve abranger aqueles que foram beneficiados com o auxílio doença entre os anos de 2002 e 2009 por erro de cálculo, durante o governo do Partido dos Trabalhadores, também chamado como PT. O valor que pode ser recebido  deve chegar a mais de R$ 6 mil para cada cidadão. 

INSS está nas vistas do Supremo Tribunal Federal 

O INSS tinha até o último sábado (12) para enviar uma justificativa ao INSS e explicar sobre os motivos que estariam fazendo com que o instituto atrase benefícios como é o caso do seguro desemprego e até mesmo das aposentadorias. No entanto, o Instituto de Seguro Social não se manifestou sobre o assunto. Eles estão em greve desde o mês de janeiro devido ao fato de que os peritos querem que haja um aumento salarial que chegue a cerca de 19% devido ao fato de que a inflação do ano de 2021 terminou na faixa de 10,06%. 

Outro aspecto que os peritos estão exigindo nas greves é em relação ao fato de que não querem atender mais de 12 pacientes por dia. O que é equivalente a cerca de duas pessoas cada hora tendo em vista a demanda de 6 horas por dia. Eles argumentam que atender muitas pessoas faz com que a qualidade seja prejudicada. No entanto, os argumentos não estão sendo bem aceitos em escala federal. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis