domingo,
26 de outubro de 2025

INSS: ligações para segurado antecipar perícia médica

Serviço começará a ocorrer a partir desta segunda-feira, dia 25

- Anúncio -

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anuncia uma iniciativa para acelerar a concessão de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) aos segurados que aguardam perícia médica por mais de 45 dias. 

A partir desta segunda-feira, dia 25, o INSS iniciará ligações diretas para os segurados, visando antecipar o benefício por meio do Atestmed. O anúncio ocorreu  pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Para tornar esse contato mais eficaz, a Central de Atendimento 135, que desempenha um papel nesse processo, mudará o número de contato. 

A tela de chamada dos telefones exibirá o número (11) 2135-0135 quando o INSS ligar para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. Vale ressaltar que este número não recebe chamadas telefônicas e não possui WhatsApp.

Cuidados aos golpes

Caso haja alguma dúvida sobre a autenticidade da ligação ou se o cidadão suspeitar de tentativa de golpe, é possível fazer uma chamada gratuita para o número 135. 

O número do SMS da Central 135 permanece o mesmo: 28041. Se receber uma mensagem no celular com este número, trata-se do INSS entrando em contato.

É importante frisar que o INSS não solicita ao segurado dados como número de documentos, foto para comprovar biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária por telefone. 

O contato do INSS tem como objetivo apenas antecipar atendimento, remarcar consultas, fornecer informações sobre requerimentos e outros serviços, sendo o próprio instituto a fonte dos dados. Se uma ligação solicitar suas informações ou foto de documento, é um golpe e deve-se evitar compartilhar qualquer dado.

A expectativa do Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, é chegar até dezembro com a fila dentro do prazo de espera que é de até 45 dias.

Atualmente, a fila de pedidos que necessitam de perícia médica para a concessão do benefício totaliza 1,1 milhão de pessoas. Dessa forma: distribuídos em 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames para o Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência, e 300 mil de outras perícias.

Além disso, é possível conversar com um atendente para obter informações detalhadas sobre os benefícios da Previdência Social. 

Por fim, para agilizar esse contato com o cidadão, a Central de Atendimento 135 vai mudar de número. Agora o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela de chamada.  Assim,  quem receber a ligação quando o INSS ligar para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica ou avaliação social.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias