Quarta-feira, 7 de outubro de 2026

INSS: Ministro pede mais dinheiro para zerar fila de espera

Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) disse que precisa de mais espaço no orçamento para conseguir zerar fila do INSS

Aécio de Paula
Escrito porAécio de Paula
Publicado em
2 min de leitura451 palavras
INSS: Ministro pede mais dinheiro para zerar fila de espera
Foto: Reprodução

Zerar a fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um ato que vai depender de mais dinheiro. Ao menos é o que defende o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT). Em conversa com jornalistas, ele defendeu que com o atual espaço no orçamento não é possível acabar com o problema.

"Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo - de um milhão, 1,1 milhão, que todo ano cresce, entre aposentados, pensionistas, beneficiários da Previdência - está previsto e orçado", disse o Ministro da Previdência ainda na última semana.

"Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800 a 900 mil a mais, então nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento", completou Lupi, logo depois de participar de uma reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Anúncio

Embora tenha dito que é preciso aumentar os recursos para conseguir zerar a fila de espera, o Ministro afirma que as pessoas que já estão dentro do sistema do INSS não precisam se preocupar. Para estes cidadãos, o dinheiro dos pagamentos já estaria garantido.

"Nós estamos com essa previsão com muita antecedência justamente para a gente estudar as formas e maneiras pra encontrar saída", completou o Ministro na conversa com os jornalistas, sobre a situação da fila de espera do INSS.

Aumento de gastos

Ao dizer que precisa de mais dinheiro para zerar a fila, o Ministro lembra que a entrada de novas pessoas significa diretamente mais gastos para o Governo Federal. Afinal de contas, quanto mais pessoas recebem benefícios, mais dinheiro vai precisar ser liberado.

Este tende a ser um dos maiores desafios do governo federal. Contudo, vale lembrar que o problema não gira em torno apenas da falta de orçamento. O INSS também vem sofrendo com a falta de servidores públicos para atuar na análise dos pedidos dos cidadãos.

Concursos para o INSS

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que o Governo Federal vai trabalhar na criação de novos concursos públicos. Embora não tenha citado nominalmente o INSS, é provável que a autarquia esteja entre os alvos das novas admissões.

Anúncio

"Aos poucos você vai ter que ir colocando servidor no seu lugar, aqueles concursados no seu lugar. A gente vai ter que fazer concursos em várias carreiras para a gente repor aquilo que tinha desaparecido”, afirmou Lula.

"Toda a vez que a gente fala em fazer concursos, algumas pessoas começam a utilizar 'começou a gastança'. Para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos, você tem que contratar mulheres e homens para fazer os serviços que somente ser humano pode fazer", disse o presidente.

Compartilhe: