INSS: novos valores para as contribuições de quem é autônomo
Aumento feito pelo INSS acompanha o reajuste salarial do piso nacional do GovernoProfissionais autônomos, assim como qualquer outro profissional, precisam ter segurança financeira. Isso não envolve apenas a aposentadoria no futuro, mas uma garantia de rendimento diante de qualquer imprevisto.
Os trabalhadores que realizam recolhimento previdenciário ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm garantias. Isso porque os pagamentos valem para o contribuinte individual que pode emitir o boleto online.
Após o aumento do salário mínimo, os valores para aqueles que contribuem pelo piso mudaram e esses contribuintes devem se atentar aos valores das contribuições.
Dessa forma, é fundamental saber como pagar o INSS e quais os valores como autônomo em 2024.
Confira a seguir!
Quais são os seus direitos junto ao INSS para autônomos?
Os profissionais autônomos também têm acesso a direitos trabalhistas. A contribuição do INSS como autônomo garante ao profissional os benefícios em situações que ele não consiga mais trabalhar, como:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade e invalidez;
- Reabilitação profissional;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-doença;
- Salário família.
Tipos de contribuição
Existem dois tipos de contribuição, a diferença entre eles é o valor que é pago mensalmente e os benefícios que o segurado tem direito.
- No caso do código 1007, o valor da contribuição será de 20% do salário, limitado ao teto da previdência. Neste caso pode se aposentar por idade ou por tempo de serviço.
- No código 1163, o valor é de 11% do salário mínimo, que é um pagamento mensal ao INSS e o valor será de um salário mínimo de aposentadoria e se aposentará somente por idade.
Qual o valor do INSS autônomo?
O valor do INSS autônomo 2024 é 20% do salário mínimo até o teto do INSS. Sendo assim, o valor mínimo da contribuição do INSS para autônomo passa a ser de R$ 282,40.
Já no caso da alíquota reduzida, que é 11% do salário mínimo, o valor é R$155,32.
Como pagar o INSS como autônomo?
Assim, basta seguir o passo-a-passo:
- Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
- O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
- É necessário que você tenha registro no PIS ou programa de integração social. Se você já trabalhou de carteira assinada, então provavelmente você já possui um número. Mas se você nunca contribuiu, é só inscrever-se pela internet.Escolher o tipo de contribuição;
- Efetuar o pagamento da Guia da previdência Social (GPS).
A GPS, que é o “carnê do INSS” pode ser preenchida manualmente ou pela internet. Depois de preenchida é só levar a guia até uma instituição bancária, ou casa lotérica, e efetuar o pagamento. A data limite para pagamento é até o dia 15 do mês seguinte.