INSS: pagamentos de aposentadorias e pensões de outubro começam hoje
INSS paga primeiro quem recebe um salário mínimo e de acordo com número final do benefícioO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa hoje, terça-feira, dia 25, o pagamento de outubro, para quase 36 milhões de segurados. Nesta data recebem os segurados que possuem o cartão final 1 e recebem até um salário mínimo.
Pagamentos do INSS
De acordo com o INSS, o calendário de pagamentos é dividido de duas formas diferentes, pois há dois cronogramas diferentes para os segurados que recebem até um salário, e para os que recebem acima de um salário mínimo.
Dessa forma, a ordem de pagamentos é definida conforme o último número do cartão do benefício, ao desconsiderar o dígito que é o número que fica logo após o traço.
Em conformidade com o INSS, no cronograma de pagamentos deste mês, tanto os aposentados e pensionistas com benefício mais antigo, quanto os recém aprovados no benefício; ou seja, que tiveram o benefício concedido recentemente também receberão neste mesmo calendário.
Calendário para segurados que ganham um salário
- Final do número de benefício 1: 25 de outubro;
- Final do número de benefício 2: 26 de outubro;
- Final do número de benefício 3: 27 de outubro;
- Final do número de benefício 4: 28 de outubro;
- Final do número de benefício 5: 31 de outubro;
- Final do número de benefício 6: 01 de novembro;
- Final do número de benefício 7: 03 de novembro;
- Final do número de benefício 8: 04 de novembro;
- Final do número de benefício 9: 07 de novembro;
- Final do número de benefício 0: 08 de novembro.
Calendário de quem recebe acima do mínimo
- Final do número de benefício 1 e 6: 01 de novembro;
- Final do número de benefício 2 e 7: 03 de novembro;
- Final do número de benefício 3 e 8: 04 de novembro;
- Final do número de benefício 4 e 9: 07 de novembro;
- Final do número de benefício 5 e 0: 08 de novembro.
Como consultar o benefício
Os aposentados e pensionistas podem consultar o pagamento do benefício, bem como o extrato previdenciário através da plataforma Meu INSS que pode ser acessada:
- Pelo site Meu INSS;
- Pelo aplicativo de celular Meu INSS.
Dessa forma também é possível entrar em contato com a Central Telefônica do INSS pelo número 135. Assim, ao ligar o segurado deve informar o CPF e confirmar informações cadastrais. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Atendimento Eletrônico
Para fins de verificação das informações por meio do Atendimento Eletrônico, o beneficiário deverá ter em mãos o número do seu benefício, CPF e data de nascimento para digitação durante o atendimento.
Assim o Atendimento Eletrônico do INSS disponibiliza as seguintes informações:
- Situação do Benefício – identificação da situação da última parcela do seu benefício se: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada e devolvida ao INSS ou não localizada.
- Portabilidade – orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do seu benefício e também poderá consultar a situação atual da portabilidade já solicitada há mais de 2 dias.