INSS: Passo a passo para baixar o extrato de contribuição

Cidadão precisa ter acesso ao extrato de contribuição do INSS para inserir esta informação na declaração do Imposto de Renda

Se você contribuiu mensalmente com o INSS, saiba que esta informação precisa estar disponível no processo de declaração do seu Imposto de Renda. Para tanto, é muito importante atentar para o seu extrato de contribuição, que pode ser acessado sem maiores problemas de maneira remota pela internet.

O extrato de contribuição do INSS é uma espécie de informe de rendimentos fornecido todos os anos para os cidadãos. Assim, todas as pessoas que contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social podem comprovar esta contribuição no momento da sua declaração do Imposto de Renda.

Atualmente, existem três tipos de extratos do INSS que podem ser consultados de maneira remota. São eles:

  • Relações Previdenciárias – com informações dos períodos trabalhados e/ou contribuídos;
  • Relações Previdenciárias e Remunerações  com informações dos períodos trabalhados e/ou contribuídos e os valores das remunerações;
  • Ano Civil – com informações das contribuições, ano a ano, a partir de 11/2019.

Como consultar o extrato

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com informações do Ministério da Previdência, o processo de solicitação do extrato de contribuição é grátis, e pode ser feito através do seu CPF. Não é necessário, portanto, se dirigir até uma agência do INSS para verificar esta condição.

Mas para realizar a consulta de maneira remota, é necessário que o cidadão tenha o app do Meu INSS instalado no seu celular. Esta  aplicação é grátis, e está disponível para download em sistemas Android e iOS.

Abaixo, você pode conferir o passo a passo para a realização da consulta:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”;
  3. Clique em “Baixar PDF”;
  4. Selecione qual dos três tipos de extrato você deseja.

Imposto de Renda

O processo de envio da declaração do Imposto de Renda foi iniciado no último dia 15 de março e deve seguir até o dia 31 de maio para a maioria dos brasileiros. Quem mora no estado do Rio Grande do Sul, teve este prazo estendido até o dia 31 de agosto, devido ao desastre que assola o extremo sul do país.

Mas em todos os casos, a dica é não deixar para realizar a declaração do Imposto de Renda na última hora. Isso porque ao deixar para declarar nas últimas datas, o contribuinte corre o risco de sofrer com a instabilidade no sistema, que costuma ocorrer logo no momento em que muita gente declara ao mesmo tempo.

Para além disso, quem declara mais cedo também tem mais chances de receber uma possível restituição também mais cedo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis