INSS prevê contratação de mil técnicos aprovados em concurso
Ideia é que os novos admitidos tenham salário inicial de R$ 5.905,79 e jornada de trabalho de 40 horas. Veja o que sabe sobre o processo até aquiO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi oficialmente autorizado a contratar mais mil técnicos do seguro social. Estamos falando de cidadãos que foram aprovados no último concurso realizado para a categoria. A liberação para a convocação foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União (DOU) no início desta semana.
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) usou as suas redes sociais para comemorar a decisão. Ele confirmou que os contratados terão salário inicial de R$ 5.905,79 e jornada de trabalho de 40 horas.
“As nomeações dos novos 1 mil servidores aprovados no último concurso do INSS estão liberadas e devem sair na próxima semana. Estamos avançando e, com este novo reforço, vamos trabalhar para reestabelecer a dignidade dos brasileiros que procuram a Previdência Social”, disse Lupi.
Abaixo, você pode conferir o total de vagas do chamamento por cada unidade da federação:
- Acre – 10;
- Alagoas – 13;
- Amapá – 11;
- Amazonas – 57;
- Bahia – 51;
- Ceará – 25;
- Distrito Federal – 8;
- Espírito Santo – 11;
- Goiás – 14;
- Maranhão – 24;
- Mato Grosso – 22;
- Mato Grosso do Sul – 14;
- Minas Gerais – 122;
- Pará – 58;
- Paraíba – 16;
- Paraná – 32;
- Pernambuco – 31;
- Piauí – 10;
- Rio de Janeiro – 192;
- Rio Grande do Norte – 16;
- Rio Grande do Sul – 48;
- Rondônia – 20;
- Roraima – 12;
- Santa Catarina – 30;
- Sergipe – 6;
- Tocantins – 13;
- São Paulo – 137.
Bônus para o INSS
Esta não é a primeira vez que os ministérios do previdência social e da gestão trabalham juntos. Recentemente, o Ministro Carlos Lupi confirmou que está fechando os últimos detalhes para a criação do bônus que vai ser pago para os servidores.
“Estamos há alguns meses trabalhando com a ministra Esther Dweck (da Gestão e Inovação” e com a Casa Civil para voltarmos a ter um bônus aos funcionários do INSS, aos médicos que fazem perícias, para horas-extras”, afirmou Lupi.
Esta é uma das medidas que está sendo tomada para tentar reduzir o tamanho da fila de espera do INSS. Dados mais recentes apontam que algo em torno de 2 milhões de pessoas ainda estão aguardando por uma resposta dentro do sistema do Instituto Nacional do Seguro Social.
“A MP está nos ultimatos. Com isso, poderemos ter recursos para aqueles que querem fazer os contraturnos”, disse Lupi.
A fila de espera
Ainda não é possível saber se a contratação de novos servidores e a regulamentação de um novo bônus vai ter o poder de reduzir a fila de espera do INSS. A promessa de Lupi é reduzir a lista para um patamar considerado aceitável de acordo com as leis brasileiras.
Acabar com a fila de espera também foi promessa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas ele entregou o cargo sem conseguir cumprir esta tarefa.